Crato realiza capacitação de odontólogos para realização do Teste da Linguinha

Img0

O Teste da Linguinha é uma das triagens neonatais que todo recém-nascido deve receber nos primeiros dias de vida. Por meio desta avaliação, é identificado se há algum problema no freio da língua, que pode comprometer a amamentação, além da fala e da deglutição. Atualmente, o Centro de Especialidades Odontológicas do Crato, equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando os cirurgiões-dentistas da Estratégia da Saúde da Família, para realização dos testes nas Unidades Básicas de Saúde.

“A capacitação dos profissionais é importante para facilitar o acesso da população ao Teste da Linguinha, que deve ser realizado logo nos primeiros meses de vida do bebê por um profissional habilitado”, comenta o coordenador do CEO Municipal, Dr. João Henrique Xenofonte.

Com a habilitação de mais profissionais, o município passará a oferecer outros pontos de referência para o procedimento. “O nosso município é muito extenso e a ampliação dos profissionais habilitados para a realização do teste da linguinha vai facilitar o acesso das famílias, garantindo que todos os recém-nascidos realizem o teste em tempo hábil”, explica a secretária de Saúde em exercício, Milenna Alencar.

Mais conhecido como “língua presa”, a alteração no frênulo da língua em bebês pode dificultar a amamentação, levando ao desmame precoce.

Leia também



600x600px_Banner_02.04_PMB_2022

Enquete