Crato realiza I Fórum Comunitário do Selo UNICEF e inicia construção de plano

Img0_

Em um momento onde o poder público e a sociedade civil se reúnem para discutir a melhoria das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes no Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Crato, realizou nesta quarta-feira, 09, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, no auditório do SEST/SENAT.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, ressaltou que no momento em que a gestão municipal aceita concorrer ao Selo UNICEF, ela está buscando a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. “E é isso o que a gente quer. É cada vez mais tentar efetivar esses direitos”, disse.

O vice-prefeito do Crato, André Barreto, enalteceu a importância do Selo UNICEF, com um conjunto de ações que são desenvolvidas para atender as crianças e adolescentes. “Isso nos dá segurança do que estamos fazendo, e que temos todas as condições de buscar mais uma vez essa certificação”, frisou.

Grupos de discussões debateram durante o evento os eixos: Desenvolvimento na primeira infância; Educação para todos; Hábitos de higiene e acesso a água; Oportunidade de educação, trabalho e formação profissional; Desenvolvimento integral, saúde mental; Prevenção e respostas às violências; Proteção social integral para as famílias vulneráveis; Eixo de participação cidadã e gestão por resultados.

Em seguida, foram apresentadas as ações debatidas nos grupos de trabalho, o Plano do NUCA, realizada a votação em plenária, e os ajustes das ações propostas para a construção do Plano de Ação Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, o qual deve ser implementado ao longo da edição do Selo UNICEF.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária de Educação, Germana Brito, a secretária de Saúde em exercício, Milenna Alencar, a Articuladora do Selo UNICEF no Crato, Jamille Vieira, a Presidente do CMDCA, Silvia Ramos, a vereadora Mariângela Bandeira, o Diretor do SEST SENAT, Kalaman Liberal, a jovem Sthefany Maria, membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), secretários municipais, equipes dos CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Criança Feliz, Projeto Nova Vida, Instituto Arte Vida.

*ASCOM

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete