Crato sedia reunião técnica do projeto de Inclusão Produtiva de Catadores e Catadoras em Redes Solidárias do Estado do Ceará

O município do Crato sediou nesta quarta-feira, 27, no auditório da RFFSA, reunião técnica do projeto de inclusão produtiva de catadores em redes solidárias do Estado do Ceará.
A atividade é de responsabilidade da Célula de Resíduos Sólidos da Coordenadoria de Saneamento da Secretaria das Cidades, com suporte da Fundação ASTEF. O projeto chega ao município por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT).
O Projeto de Inclusão Social e Produtiva de Catadores atenderá 94 municípios, por meio de ações de capacitação e assessoria aos catadores. A Assessora Técnica, Bruna Guilherme, disse que o Crato está adiantado com o cadastro dos catadores e destacou a necessidade de buscar estratégias para retirar os mesmos do lixão para uma associação que possa melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.
A articuladora do projeto, Antônia Hercília, compartilhou as experiências exitosas do trabalho em associação, bem como em cooperativa, e destacou a necessidade da união dos trabalhadores. Já o presidente da Associação dos Agentes Recicladores de Crato, Joaquim Francisco, avaliou a reunião como produtiva e reforçou a necessidade da efetivação da coleta seletiva no município. “Nós se sente na metade do degrau. Uma coisa era que eu queria ouvir mais vezes e praticar junto com eles era a coleta seletiva”, disse.
O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Brito Júnior, disse que o órgão tem uma preocupação com o manejo dos resíduos sólidos e também com os trabalhadores que laboram nessa atividade. O gestor destacou que existe um trabalho em parceria com as secretarias de Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social, que visa oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida da categoria.
O encontro contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde, Batalhão de Policiamento Ambiental (Major Agra e Cabo Felipe), SAAEC, Sindsmcrato, ONG Soldadinho do Araripe, Empresa NRG e as Associações de Catadores de Crato e Juazeiro do Norte (Engenho do Lixo).