CULTURA DO AMENDOIM Tecnologia ajuda controle biológico

Juazeiro do Norte. Teve início ontem, neste município, o projeto de transferência de tecnologias de produção de amendoim geradas pela Embrapa para adoção por produtores familiares na África (Aflamali). A iniciativa tem por objetivo promover a difusão de práticas integradas de produção de amendoim, com ênfase no controle biológico de fungos.

Executado pela Embrapa e Universidade de Ciência e Tecnologia de Bamako, o projeto integra a plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária. Pesquisadores e técnicos do Brasil e Mali participaram de curso sobre "Boas práticas agrícolas (BPAs) e produção integrada de amendoim no Semiárido brasileiro" no Campo Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha. A programação, que se estende ao longo da semana, inclui ainda visitas a áreas de produção para conhecer cultivos de amendoim nas condições do Cariri e técnicas de processamento de amendoim verde.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Acre, Cleísa Cartaxo, líder do projeto no Brasil, a troca de experiência será importante para a geração de conhecimentos e produtos que possam beneficiar agricultores de amendoim dos dois países. "A Embrapa dispõe de procedimentos de boas práticas e de produção integrada consolidados, que podem ser adaptados à realidade dos maleses", afirma. As técnicas apresentadas durante o curso serão difundidas junto a agricultores familiares do Mali.

O amendoim é um alimento de alto valor nutricional e bastante suscetível à contaminação por fungos. O problema afeta a qualidade do produto e tem como causa principal a exposição a altas temperaturas e umidade, nas diversas etapas da cadeia produtiva, condições que acabam favorecendo o desenvolvimento de microorganismos.

Como alternativa de controle biológico, pesquisadores do Mali, segundo maior produtor de amendoim do continente Africano, estão trabalhando na formulação de um biopesticida, a partir de uma bactéria.

Foto: Divulgação

Fonte: Diário do Nordeste

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados