Cultura, tradição e emoção marcam hasteamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio

Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha. Foto ASCOM da PMB

Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha. Foto ASCOM da PMB

Euforia, emoção e gratidão esse foi o sentimento dos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio que foi hasteado novamente, neste domingo (04), em Barbalha.

O evento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, já contava com uma multidão logo pela manhã, com a celebração da Bênção da Bandeira e o desfile dos mais de 100 grupos culturais, de Barbalha e outros municípios, pela tradicional Rua do Vidéo.

O vaqueiro Antônio de Sá Barreto abre o cortejo cultural há 25 anos, sempre levando consigo a imagem de Santo Antônio. “A emoção é sempre a mesma. Parece que estou estreando. Desde o ofertório, na igreja matriz, até o largo do Rosário, sempre bate aquela emoção e gratidão ao nosso padroeiro Santo Antônio”, disse Antônio.

O Grupo Mateu de Teatro também participou do cortejo homenageando o Mestre Epitácio. “Mais uma vez estamos aqui no cortejo para mostrar a nossa cultura, para interagir com o público e homenagear o nosso mestre Epitácio. É uma honra estar aqui e mostrar que a cultura vive”, comentou uma das brincantes do grupo, Bruna.

Pela primeira vez acompanhando a Festa de Santo Antônio, a Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, comentou que a energia que a festa transmite é indescritível. “Uma festa linda que enche a cidade de muita cultura e de muita arte, com os grupos de tradição. As casas com suas portas abertas aos visitantes, o forró pé de serra. Estou muito surpreendida. É muito mais do que imaginei. Só visitando Barbalha para descrever o que significa essa festa. Recomendo que nosso Ceará, o Brasil e o mundo venham vivenciar essa experiência que é o cortejo do pau da bandeira”, comentou a Secretária.

**Cortejo do Pau da Bandeira**

A celebração popular, que ocorre desde 1928, o cortejo do Pau da Bandeira percorreu, de acordo com o capitão dos carregadores, Rildo Teles, cerca de sete quilômetros, trajeto que vai do local de preparação do mastro à Praça da Matriz de Santo Antônio.

Este ano, o mastro possui 23 metros e pesa em torno de 2,5 toneladas. O tronco de Jatobá foi carregado por cerca de 300 pessoas, entre carregadores e auxiliares de apoio, e percorreram com emoção as ruas da cidade.

“Esse ano tivemos o maior cuidado na organização. Com fé em Santo Antônio tudo dará certo e vamos levar o Pau da Bandeira com segurança até a Praça da Igreja Matriz. É uma honra e emoção ser carregador e participar dessa tradição quase secular na nossa cidade”, comentou um dos carregadores Thiaguinho Show.

Já era por volta das 18h40 quando os corredores chegaram à Rua da Matriz, no centro de Barbalha. A chuva de fogos de artifício, salva de palmas e gritos de “Viva Santo Antônio”, às 20h, anunciava: O Pau da Bandeira de Santo Antônio estava hasteado novamente em frente a Igreja Matriz do Padroeiro da Cidade.

“Missão cumprida, graças aos nossos carregadores. É prazeroso fazer parte disso. É a nossa fé, nossa tradição! O Pau da bandeira hasteado é a prova do amor incondicional dos carregadores para nossa cidade Barbalha”, comentou emocionado o capitão dos carregadores Rildo Teles.

**Noite de espetáculos**

Após o cortejo cultural, o centro histórico de Barbalha foi invadido por uma multidão, que aguardavam o cortejo do pau da bandeira e os shows nos quatro polos instalados. O Largo do Rosário contou com as apresentações de Dé do Norte e Banda, Ítalo Queiroz, Elba Ramalho e Alcymar Monteiro.

A Professora Milremar Pontes, saiu de Farias Britos para curtir o show da Elba Ramalha. “Foi maravilhoso. Era o que mais queria aqui na Festa do Pau Bandeira. Fiquei muito emocionada, vi ela [Elba Ramalho] de pertinho. Curti o show inteiro e amei o cover de ‘Minha Pequena Eva’”, disse a professora.

Na Praça da Estação se apresentaram Leonardo de Luna, Maninho e Banda, Jorge de Altinho e Waldonis. O polo do Marco Zero recebeu Forró Tapera, Luiz Fidelis, Santana o Cantador e Joãozinho do Exu. No Palco da Matriz contou com apresentações do Trio Pé de Serra, Coral de Aboios e Cícero do Assaré.

De acordo com a organização da festa, cerca de 250 mil pessoas acompanharam as festividades ao longo de todo final de semana. A programação da Festa de Santo Antônio segue até o próximo dia 13 de junho, como show de encerramento com o Padre Fábio de Melo, aos pés da estátua de Santo Antônio, no Alto da Alegria.

 *ASCOM