CVTEC de Barbalha comemora o Dia Nacional de Conservação do Solo

Pelo calendário de datas sociais no Brasil, esta sexta-feira, dia 15 de abril, se comemora o Dia Nacional de Conservação do Solo, vasta programação está elaborada pelo CVTEC de Barbalha, a começar pelo Grupo da Feira da Economia Solidária e Turismo Rural de Barbalha fazendo movimentar a economia dos agricultores, dos artesãos e dos produtores de alimentos caseiros da culinária regional, como sequilhos, popa, fubá, café, doces, tapiocas, mel de abelha, óleo de côco, e outros deliciosos produtos que são originários da agricultura familiar.

Vasta programação vai acontecer na Praça Filgueira Sampaio

O Dia Nacional de Conservação do Solo será comemorado pelo CVETEC de Barbalha, com a programação a ser realizada no período da manhã na Praça Neroly Filgueira Sampaio (antigo calçadão de Barbalha), além da Feira da Economia Solidária e Turismo Rural, haverá ação social com a participação de vários profissionais disponibilizando corte de cabelos, maquiagem, manicure, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, bem como é aguardada com expectativa a visita técnica de uma equipe dos Geotpo do Geopark Araripe.

SOLO

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.

LEI FEDERAL

No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a promulgação da Lei Federal n. 7.876, de 13/11/1989. A escolha dessa data foi em homenagem ao Dr. Hugh Hammond Bennett, o pai da conservação do solo nos Estados Unidados. Esse dia propõe uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Foto: Kadijah Suleiman/embrapa.br

Por: Silva Neto/Diário Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados