Debate com conselhos marca último dia do Congresso do Cosems-CE, em Crato

Img0_

Após três dias de uma programação intensa, com mesas temáticas, palestras, mostra de experiências exitosas e debates, chega ao fim, em Crato, o XIX Congresso do Cosems Ceará. O último foi marcado pelo debate entre os secretários municipais de saúde com representantes dos conselhos de classe da área médica, enfermagem, farmácia e odontologia.

Participaram do debate Dr. Lino Holanda, do Conselho Regional de Medicina do Ceará; o enfemeiro Rafael Lopes, do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará – Subseção Cariri; Dra. Arlandia Cristina Lima, presidente do Conselho Regional de Farmácia; e Dra. Vivianne Coelho, delegada do Conselho Regional de Odontologia do Ceará – Região Cariri.

A presidenta do Cosems-CE explicitou a alegria do encontro. “É a primeira vez que conseguimos reunir todos os conselhos no nosso congresso. E a partir de agora, é importante estreitar essa relação para pensarmos em alternativas para os diversos desafios que os municípios enfrentam a cada dia”.

No final da manhã, o Cosems-CE realizou a premiação da Mostra Ceará aqui tem SUS, onde o Crato é um dos 10 municípios participantes, com o programa Equipe Nota 10. A secretária adjunta da Saúde, Milenna Alencar, recebeu das mãos da secretária Marina Feitosa, o certificado.

A secretária Marina Feitosa falou da importância do congresso, destacando que “nos últimos anos os gestores e profissionais, e também a sociedade, comprovaram o quanto é importante o fortalecimento da atenção primária para o cuidado da população”.

O XIX Congresso do Cosems-CE reuniu em Crato, durante três dias, mais de 200 participantes, entre secretários municipais de Saúde, profissionais, técnicos, estudantes e diversas autoridades da área de Saúde Pública: Cosems, Conasems, Conass, Opas e Ministério da Saúde. Todos comprometidos em pensar e discutir a integração e as melhorias dos serviços públicos da área da Saúde, por meio de discussões que envolveram temas relacionados à Atenção Primária e Vigilância, Governança Tripartite, Informação e Comunicação em Saúde, dentre outros.

*ASCOM

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete