Dom Fernando em última missa com os romeiros: “Vocês estão no coração até do Papa Francisco”

Dom Fernando em última missa com os romeiros “Vocês estão no coração até do Papa Francisco” (1)

Conteúdo do Site Diocese de Crato
Fotos: Rozelia Costa

Juazeiro do Norte – Em última missa com os romeiros do padre Cícero Romão, o bispo diocesano Dom Fernando agradeceu a missão realizada à frente da Diocese, dirigindo uma palavra especial ao povo devoto do “padim”, a quem chamou de “pai espiritual”.

Queridos, eu gostaria, nessa celebração, com vocês, nessa Eucaristia, dar graças a Deus pela nossa caminhada de romeiros, aqui, no Juazeiro do Norte, na Diocese de Crato, na nossa região e no mundo inteiro.

Dom Fernando, cuja missão episcopal tinha por prioridade a reabilitação do padre Cícero, há um ano viu, jubiloso e agradecido, a decisão da Igreja de apagar qualquer tipo de oposição à ação do padre. Recordando aquele dia histórico, disse que a devoção do povo que tem o “padim” como santo é tamanha, que comoveu até mesmo o coração do Papa Francisco, em Roma.

Largo da capela do Socorro lotada de fiéis romeiros.
Largo da capela do Socorro lotada de fiéis romeiros.

O nome dos romeiros do padre Cícero está até no coração do nosso Papa Francisco, que olhou para nós, olhou e compreendeu os nossos anseios e os abençoou e disse que podemos, sim, sempre olhar para o padre Cícero como aquele sacerdote que nos mostra o caminho para chegar a Jesus – disse Dom Fernando, acrescentando:

Ressalto, mais uma vez, nessa minha última celebração com vocês, também em ação de graça pelo nosso caminho juntos, da nação romeira, eu quero dizer o nosso muito obrigado ao Papa Francisco que reconciliou o padre Cícero com a Igreja Católica.

Despedindo-se dos romeiros, rendeu graças a Deus, desejando a todos votos de abençoado Natal e Ano Novo.

Agora, queridos, irmãos e irmãs romeiras, celebrando o Natal e o Ano-Novo, que são sempre cheios de bênçãos e de surpresas, confiemos à misericórdia de Deus, que permanece conosco através de Maria. A todos vocês, queridos, o meu abraço. Não vou dizer adeus, e sim até breve, e o meu agradecimento por tudo.

A tradicional missa do dia 20 foi presidida por Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta Pernambuco, concelebrada por Dom Fernando e Dom Gilberto Pastana.

Da esquerda para a direita: Dom Gilberto pastana, bispo coadjutor, Dom Fernando Panico e Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta, PE.
Da esquerda para a direita: Dom Gilberto pastana, bispo coadjutor, Dom Fernando Panico e Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta, PE.

À noite, na Paróquia de São Francisco das Chagas, também chamada de “Santuário dos Franciscanos”, em Juazeiro do Norte, Dom Fernando celebrará outra missa, junto à Forania II (que compreende as paróquias de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro) em ação de graça pelos quinze anos à Frente da Diocese.

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete