Dom Newton Holanda Gurgel celebra 37 anos de Episcopado

Aos noventa e três anos e com muita vitalidade, Dom Newton Holanda Gurgel, Bispo Emérito da Diocese do Crato, comemorou trinta e sete anos de episcopal. A celebração aconteceu no Abrigo Jesus Maria José, com Santa Missa presidida pelo Padre Acúrcio de Oliveira Barros e concelebrada pelo padre Ranilson Belém. Estiveram presentes na celebração Monsenhor Bosco e Monsenhor Manuel Feitosa.

Em mensagem ao povo da Diocese de Crato, Dom Newton ressaltou a chegada do novo bispo, Dom Gilberto, comentando que, embora não esteja ainda com todas as possibilidades de governo, mas já é o começo de uma transição. Também fez votos para que tudo possa ocorrer bem durante este período e pediu orações “para honra e glória de Deus e um bom êxito na evangelização”.

Nascido em Acopiara, Ceará, em primeiro de novembro de 1923, Dom Newton recebeu ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1949. Foi ainda reitor do Seminário São José de Crato e em 27 de maio de 1979 recebeu a ordenação episcopal como bispo-auxiliar das mãos do Papa João Paulo II. Foi nomeado bispo da Diocese do Crato em 17 novembro de 1993, com a renúncia de Dom Vicente, tornando-se, assim, quarto bispo diocesano. Homem simples, chamado por muitos de “pai” é dotado de inteligência prática e no auge dos seus 93 anos demonstra ainda muita lucidez e fortaleza, apesar de sua saúde debilitada.

Em seu legado como bispo, ordenou vinte e oito sacerdotes e criou quadro paróquias.

Foto: Divulgação

Fonte: Diocese de Crato

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados