Em Aurora, adutora construída pelo governo do estado trouxe avanços na prestação dos serviços de abastecimento de água no município

Adutora de Aurora

Damião Ferreira, 52, é morador de Aurora e, há um ano e meio, sequer imaginava que o abastecimento de água na cidade daria um salto qualitativo após a instalação de uma nova adutora para transportar água do açude Cachoeira até a sede do município. “A água melhorou muito e agora chega com uma ótima qualidade. A instalação dessa adutora não só foi importante, como necessária”, destaca o morador.

Inaugurada em julho de 2017 pelo Governo do Ceará, a adutora era um desejo antigo da população de Aurora e foi tratada com prioridade durante a primeira gestão do governador Camilo Santana devido a importância para otimização do serviço de abastecimento na cidade.

A água melhorou muito e agora chega com uma ótima qualidade. A instalação dessa adutora não só foi importante, como necessária

Construída pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), em parceria com o Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a adutora possui extensão de cerca de 3.500 quilômetros e leva água do açude Cachoeira por meio de captação flutuante para a estação de tratamento de água da Cagece que distribui para a sede do município.

Com investimentos na ordem de R$ 1 milhão, além de garantir a qualidade da água, a instalação da adutora também permitiu reduzir as perdas de água por evaporação, preservando os recursos disponíveis, especialmente diante da escassez hídrica que o estado tem atravessa.

Adutora de Aurora

De acordo com o coordenador de operações industriais da Cagece, Renato Silva, “ao percorrer esta distância de mais de três quilômetros a céu aberto, associado as altas temperaturas nos meses mais quentes, ocorria uma grande perda do volume liberado pelo açude com a evaporação e a absorção do solo, sendo necessário o aumento da vazão utilizada para que houvesse velocidade suficiente para a água chegar ao ponto de captação. Este processo interfere na quantidade de água armazenada no açude, diminuindo a reserva hídrica diante de um cenário preocupante de escassez. Depois da adutora, nós conseguimos preservar ainda mais o volume de água do açude Cachoeira”, explicou.

Qualidade de vida

População aprova abastecimento de água em Aurora

CIDADÃOS SATISFEITOS

A água que chega até as residência também é contentamento para a população. Ao mencionar a obra da adutora, moradores de Aurora reagem positivamente e ressaltam com ênfase a importância para a satisfação com os serviços de abastecimento de água. Para o servidor público Luiz Auceli, 25, a melhoria é perceptível. “Com certeza melhorou, a gente percebe que a água chega com uma pureza maior, mais cristalina. Estou satisfeito. A gente sabe que a água que vem pela adutora tem uma proteção maior”, disse.

Da mesma forma, a costureira Maria Vilani dos Santos avalia a instalação da adutora como positiva: “o nosso abastecimento melhorou muito, hoje está ótimo. A água que vem da torneira já está a contento”.

Cagece

Economia de energia na produção de água tratada

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA OTIMIZADA

O resultado da construção da adutora também já pode ser percebido pela redução no número de reclamações recebidas pela Cagece. Conforme o gestor do núcleo da companhia em Aurora, Clebson Batista, “o índice de reclamação melhorou bastante, reduzindo em cerca de 90%. A população está mais satisfeita com os serviços da Cagece aqui em Aurora”, contou.

A instalação da adutora no açude Cachoeira também refletiu em economia da energia gerada pela bomba de captação. “Embora o percurso seja mais distante para o bombeamento, com a bomba alocada diretamente no açude Cachoeira, tivemos uma economia de energia na captação, é aproveitado o potencial necessário da bomba na captação, sem gastos extras”, explicou o gestor do núcleo.

O operador da Cagece na cidade, Claésso Oliveira, recorda a participação no processo de instalação da tubulação da adutora. “Foi muito bom, era um sonho que a gente tinha. Dávamos suporte às equipes que vinham fazer o trabalho. Ajudávamos no despacho do material, auxiliávamos no local, sempre prestando apoio. Depois que foi concluído, veio aquele sentimento de sonho realizado, tanto a realização como funcionário, como também pela população”, relembrou.

As melhorias com a adutora também foram percebidas no processo de tratamento da água, para o operador de água, Antônio Duarte, 59, a água que chega até a estação de tratamento tem uma qualidade maior. “A melhoria na qualidade da distribuição de água em Aurora foi visível. Refletiu, inclusive, nos processos de tratamento aqui na estação, que passou a ser mais simples, já que agora a água sofre menos interferências externas.”

A adutora de Aurora trouxe avanços na prestação dos serviços de abastecimento de água no município, com mais qualidade de vida e satisfação para os moradores da cidade, gerando economia e garantindo a preservação dos recursos hídricos.

A melhoria na qualidade da distribuição de água em Aurora foi visível. Refletiu, inclusive, nos processos de tratamento aqui na estação, que passou a ser mais simples, já que agora a água sofre menos interferências externas

Antônio Duarte

Operador da Estação de Tratamento de Água da Cagece em Aurora

Foi muito bom, era um sonho que a gente tinha. Depois que foi concluída a adutora, veio aquele sentimento de sonho realizado, tanto a realização como funcionário, como também pela população.

*Governo do Ceará

Leia também



PATOM

Enquete