Em Barbalha, UNAB sedia encontro do FOCAES

A UNAB – União das Associações de Barbalha, nesta quarta-feira, 16/03, no salão principal superior da Secretaria de Cultura de Barbalha no centro da cidade, sediou o encontro regional do FOCAES – Fórum Caririense da Economia Solidária, com representações da UFCA, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, da Ematerce Regional Crato, do CVTEC Barbalha, e de Presidentes de Associações de Pequenos Agricultores do Crato, de Juazeiro do Norte e de Barbalha.

Em Barbalha, o Fórum Caririense da Economia Solidária começou por volta das 09:h00, com o presidente da UNAB, José Silva, convocando a todos presentes para uma oração de agradecimento a Deus, em seguida desejou a todos sucesso na realização do fórum para que o movimento da agricultura solidária na região continue crescendo e alcançando objetivos.

Logo depois o presidente da Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Sítio Coité, Francisco Antônio Bernardo (Novo), disse ser muito importante esse tipo de encontro para que todos os segmentos representados possam trocar conhecimentos e ideias, e lamentou o encontro não ser em um local mais confortável em termo de acomodações para os participantes. No andamento dos trabalhos houve alta-apresentação dos participantes para um melhor conhecimento pessoal e entidades parceiras envolvidas no FOCAES e na Economia Solidária.

Na sequência, falou a instrutora da UFCA, Vitória Paiva, repassando a assembleia os pontos a serem tratados no encontro regional do FOCAES, destacando os cenários do presente momento em nível nacional, estadual e regional.

Para se trabalhar com maior dinamismo e objetivando a busca da economia solidária, o grupo presente com cerca de 30 pessoas foi dividido em três grupos, um para conjuntura nacional, um para a conjuntura estadual e um para a conjuntura regional, posteriormente, reunião geral para apresentação do que foi levantado e debatido por cada grupo, e posteriormente, eleger as prioridades para outros encontros fortalecendo as demandas da economia solidária, principalmente, através de lei municipal, que nesse ponto o Crato já avançou aprovando projeto de lei que define apoio e incentivo financeiro, e nessa linha que se deve trabalhar para que outros municípios também se voltem para prestar apoio e incentivo à economia solidária da Região do Cariri.

Vale ressaltar que no início desse mês de março, na cidade do Crato foi realizada a I Feira Agroecológica com a participação dos agricultores e produtores da Economia da Agricultura Familiar Solidária e Turismo Rural das cidades Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A qual ao final foi considera bastante positiva no aspecto familiar, social e econômico para a agricultura familiar pelo bom volume de negócios.

Foto: Silva Neto

Por:Silva Neto/Diário do Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados