Em momento de troca de ideias, servidores e juízes do Cariri recebem chefe do Judiciário cearense

A Presidência do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), com a finalidade de estar cada vez mais próxima das atividades do Poder Judiciário no Interior, esteve na Região do Cariri, onde visitou unidades e realizou reuniões com 25 juízes e 32 servidores. A agenda foi cumprida, nesta sexta-feira (17/09), pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acompanhada de assessores e secretários do Judiciário estadual.

“É um momento para trocarmos as nossas ideias. As reivindicações serão anotadas e chegamos aqui cheios de entusiasmo e buscando o melhor trabalho a ser ofertado ao jurisdicionado [cidadão] cearense, em especial àqueles da região do Cariri. A pandemia fez com que, em pouco tempo, a Justiça cearense se reinventasse. Um dos nossos pontos positivos é a digitalização dos processos. Então, não houve qualquer prejuízo porque o magistrado, o servidor, pôde continuar trabalhando e, aos poucos, estamos retornando ao formato presencial”, afirmou a desembargadora.

As visitas começaram pelo Fórum do Crato, que passa por reformas para oferecer melhores condições de trabalho e atendimento ao cidadão. Em seguida, a comitiva foi à Secretaria Judiciária Regional de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Sejud Crajubar). A unidade, sediada no Crato, concentra os expedientes administrativos das varas das três Comarcas, deixando os gabinetes dos juízes com a realização de audiências e julgamentos, dentro da proposta de gerar mais celeridade.

Depois, a presidente e equipe estiveram no Fórum de Juazeiro do Norte, onde houve duas reuniões. Uma com servidores do Crajubar e a outra com magistrados da 1ª Zona Judiciária, que inclui 29 comarcas. À tarde, na mesma cidade, a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira e demais integrantes foram ao Juizado da Mulher do município, que tem competência territorial também no Crato e Barbalha. O encerramento da programação no Cariri cearense ocorreu no Fórum de Barbalha.

A analista Marissol Morgado, servidora do Judiciário há 26 anos, é assistente da 1ª Vara Criminal de Juazeiro. A profissional destacou o empenho da presidente em cumprir todos os compromissos, mesmo após o incêndio que atingiu o prédio do TJCE no dia 6 deste mês. “Além disso, ressalto a oportunidade que ela nos cedeu de expor algumas demandas, reservando um momento com os servidores, demonstrando interesse e comprometimento com algumas dificuldades expostas. A desembargadora, para mim, tem um diferencial de ser humano. Ficamos gratos. Deixo aqui a minha admiração.”

Sobre o assunto, a presidente do TJCE comentou: “É nas dificuldades que temos condições de nos fortalecer. Em nenhum momento me senti desanimada. Pelo contrário, o ânimo só cresce, porque são os desafios que a gente tem que enfrentar para que mais tarde se possa avaliar que a gestão foi exitosa, e esse é meu objetivo”, comentou, acrescentando que, em breve, pretende estender a ação para as regiões Norte e Centro-Sul do Estado.

‘FONTE DE INSPIRAÇÃO E ESPERANÇA’

O diretor do Fórum do Crato, juiz José Flávio Bezerra Morais, informou que as obras no prédio foram atrapalhadas pela pandemia, mas opinou que o local está ficando muito bonito e, em breve, será colocado à disposição da sociedade. Sobre a visita desta sexta-feira, disse que a desembargadora é, “para todos nós, juízes e colaboradores, uma fonte de inspiração e esperança. Ela traz paz, bondade e serenidade. Neste momento de Covid-19, vem trazer uma brisa boa. É importante que ela veja como estão as obras no Fórum de Crato, que é uma ânsia da comunidade”.

Já no Fórum de Barbalha, que pela primeira vez desde a inauguração, no ano de 2000, recebeu uma presidente do Tribunal, seu diretor, juiz Matheus Pereira Júnior, lembrou que a passagem da chefe do Poder Judiciário cearense demonstra a atenção que ela mantém com relação às necessidades de todas as Comarcas. “Isso é uma injeção de alegria para todo mundo que trabalha aqui. Sabemos que a presidente, bem como seus auxiliares, está sempre atenta às nossas demandas, dúvidas, e é sempre bom a gente ter esse contato pessoal, para estreitar esses laços”, comentou ele.

Da parte de Juazeiro do Norte, por intermédio do diretor daquele fórum, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, o entusiasmo em receber a presidente da Corte não foi menor que os dos dois colegas da região. “As reuniões presenciais com a presidente, no dia de hoje, demonstram a preocupação de sua gestão em manter um diálogo constante com servidores e magistrados, na identificação de obstáculos a serem superados, em prol do jurisdicionado e da população em geral. Além disso, todas as vitórias conseguidas pela magistratura e pelo TJCE nesses tempos de pandemia foram também evidenciadas, como o aumento exemplar da produtividade.”

COLETIVA

As atividades também incluiu entrevista coletiva à imprensa local. Em conversa com jornalistas e radialistas, a presidente destacou ainda que o TJCE está sempre preocupado em aumentar o número de juízes conforme a necessidade, e que haverá, brevemente, a nomeação de novos magistrados para as unidades que estão sem titular. “A nossa preocupação é concluir os processos no menor tempo possível, mas existem casos em que é preciso uma instrução mais profunda. Quero aproveitar para dizer que as pessoas podem tentar a conciliação, que é uma grande oportunidade para finalizar o processo. A conciliação ainda é a melhor saída para questões de família.”

Todos os eventos seguiram os protocolos sanitários dos órgãos de saúde contra a Covid-19.

*Fonte: TJCE

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados