Entenda o que é a embolia pulmonar e saiba como se prevenir

A cantora gospel Fernanda Fé morreu na última sexta-feira por causa de uma embolia pulmonar. No fim de agosto, a esposa do ex-jogador de futebol Ceará fez uma lipoaspiração e, quatro dias depois da cirurgia, apresentou complicações. Permanecer muito tempo parado prejudica a circulação sanguínea, o que propicia a formação de pequenos trombos. — A embolia pulmonar é causada por um coágulo, que normalmente se forma nos membros inferiores (trombose), que se desprende das paredes dos vasos sanguíneos e se desloca em direção ao pulmão, entupindo os vasos desse órgão — explica Roberto Sacilotto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
As consequências do entupimento da veia dependem do tamanho do coágulo: quanto maior, mais chance há de morte. O impedimento de passagem de sangue compromete a oxigenação do corpo, podendo ser fatal.
Tosse seca ou com sangue, falta de ar, dor no esterno (osso que fica no meio do pulmão) e alta dos batimentos cardíacos são sintomas. — Quando uma pessoa apresenta esses sintomas após ter passado por uma cirurgia ou feito uma viagem longa, o diagnóstico se torna mais fácil por conta da associação entre os sinais e as ações anteriores. Mas quando não há nenhum evento anterior, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças — diz Gilmar Zonzin, pneumologista e presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro(Sopterj). No tratamento normalmente, são usados remédios anticoagulantes. Outras opções são cirurgia ou uso de cateter para filtrar o trombo.
*Extra Online