Especialista: afastamento do governo catalão pela Espanha só aumentará o problema

Sputnik Sputnik

O diretor do Instituto Internacional de Novos Estados, Aleksey Martynov, em conversa com a emissora RT, comentou a decisão do governo espanhol de intervir na Catalunha. Segundo o ele, a abordagem tende a piorar a situação e pode provocar novas formas de protesto.

“Mais cedo ou mais tarde isso provocará uma reincidência. Até porque o problema não está nas lideranças catalãs, mas na crise interna espanhola, ao meu ver. O desejo separatista dos catalães é só uma das manifestações dessa crise. Penso que Madri, ao localizar hoje a ameaça de ruptura do país dessa forma específica, não está pensando em formas de superar a crise política interna em toda a Espanha”, disse o especialista.

Martynov também acrescentou que o governo central espanhol deveria tentar mitigar a crise reformando a constituição, que estaria desatualizada.

“Valeria mais a pena, ao invés de fazer uma ‘limpeza’ no governo catalão e ampliar o problema, tornando ele mais profundo, tratar de reformas gerais na Espanha. Se isso acontecer, imagino que os humores devem se acalmar. Afinal de contas, os protestos amadurecem quando há razões para isso”, concluiu o interlocutor da RT.

Neste sábado, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que o governo do país decidiu remover a os atuais líderes catalães do poder, inclusive o presidente catalão, Carles Puigdemont.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados