Exposição recebe mais de 10 mil pessoas e se constitui marco nas artes do Cariri

O livro catálogo da exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, foi lançado, na última sexta-feira, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento contou com a presença do artista plástico, autor das 58 obras expostas em espaços do campus do Pimenta e na Encosta do Seminário. Em mais uma, a população poderá contemplar o trabalho do artista cratense, com projeção internacional. Estima-se que mais de 10 mil pessoas passaram pela exposição. Na ocasião, o artista cratense foi agraciado com o Diploma do Mérito das Artes Plásticas Vicente Leite, pela Câmara Municipal do Crato, entregue pelo memorialista, Huberto Cabral.

O lançamento contou com a presença do Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, Pró-reitores, professores, alunos e servidores da Instituição, além de convidados e o representante do Banco do Nordeste (BNB), Sérgio Linhares. Durante a solenidade, a curadora da exposição, Dodora Guimarães, esposa de Sérvulo, disse que a obra ‘Pirâmides’, exposta na área da Encosta do Seminário, será doada ao Município, para ser cuidada com carinho pelos cratenses, como um legado de amor do artista pela sua terra natal. Outra escultura sua, que se encontra de frente do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, será recuperada. Além de mais uma, a ser repassada para a URCA, que realizou uma das mais importantes exposições de artes plásticas na história do Crato. Toda a estrutura montada nas áreas onde estão as obras, permanecerá para atividades dos alunos do curso de Artes Visuais da Instituição.

Segundo a curadora, essa foi a exposição dos sonhos de Sérvulo Esmeraldo, além da parceria da URCA, através do apoio da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, Governo do Estado e Instituto Sérvulo Esmeraldo. Conforme ela, haverá continuidade da parceria noutros projetos. “Saímos dessa experiência mais felizes e mais ricos pelo convívio com esse grande amor do Sérvulo pelo Crato. Poucas pessoas amam tanto a sua terra quanto ele”, afirma a curadora.

Os primeiros 200 exemplares do livro foram autografados pelo artista e distribuídos gratuitamente para o público. De acordo com Dodora, a publicação de 123 páginas é uma maneira de eternizar a exposição, com fotos de todas as obras feitas por Gentil Barreira. Ela ainda ressalta que o trabalho gráfico foi desenvolvido por uma equipe que se dedicou com muito amor ao projeto. “Uma bela obra do Sérvulo e que se constitui num documento da maior importância para a arte do Cariri”, diz. O artista dedicou o trabalho a familiares próximos e aos irmãos Martins Filho, e Fran Martins, com importante influência em sua carreira.

Emocionado, o artista lembrou de Martins Filho e sua importância, que, segundo ele, deve ser lembrada, por ter criado 18 universidades, inclusive as públicas cearenses. Ressalta a relevância, tanto do ponto de vista cultural, como também para a divulgação das artes e dos artistas. “Hoje em dia não é fácil criar uma universidade. Nunca foi. Mas naquela época foi uma briga, no bom sentido. E assim foi feito pelo cearense Martins Filho”, afirma.

O Reitor da URCA agradeceu a oportunidade da Universidade estar envolvida no projeto e realizar, em 30 anos, a principal exposição já vista na URCA e a mais importante que o Crato recebeu. “Poderia chamar linha de afetividade. Se traduziu em afeto, numa honra jamais sentida pela Universidade“, pontua. Para ele, a academia cumpriu o seu papel e ressaltou que a convivência da comunidade acadêmica, sociedade, estudantes de outras instituições, foi de uma importância que transcende o local. Professor Patrício agradeceu a todos os envolvidos no projeto e finalizou ao destacar que a exposição despertou mais a Universidade para convício com a arte.

SERVIÇO

Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato

Data: Em cartaz até 31/10/2016

Local: URCA – Universidade Regional do Cariri – Campus Pimenta – Rua Cel. Antônio Luís, 1161 – Pimenta – Crato (CE) e Encosta do Seminário, em frente ao Seminário Diocesano São José.

Visitação: Até 31 de outubro, de segunda a sábado, das 08h às 21 horas.

Exposição com visitas guiadas com monitores: das 08 às 11h; de 14 as 17 e de 18h30 às 21h.

Contatos: Pró-Reitoria de Extensão da URCA: (88) 3102.1200 / proex@urca.br

FICHA TÉCNICA

Curadoria – Dodora Guimarães Esmeraldo

Expografia – Dodora Guimarães Esmeraldo e Edelson Diniz

Produção Executiva – Dé Scarcello Di Capua, Dora Freitas, Samyr Santos Guimarães

Montagem – Edelson Diniz, José Haroldo Vieira, Samuel Fernandes de Sousa

Projeto Iluminotécnico – Eduardo Bruno Ursulino Leitão

Programação Visual e produção gráfica – Verve

Assessoria de Imprensa – Helena Félix, Isabelle Vieira e Kiko Bloc-Boris

Catálogo/Folder/Comunicação visual e produção gráfica – Verve

Fotografia – Gentil Barreira

Revisão – Déa Esmeraldo

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados