Exposição Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ acontece até o dia 15 de outubro

Continua até o próximo dia 15 de outubro a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, um marco na trajetória artística do autor, de âmbito nacional e internacional, e a segunda grande mostra do seu trabalho, em sua cidade natal. O evento foi aberto com a presença do artista, intelectuais e autoridades da região e ocorre na comemoração dos 30 anos da URCA e 88 anos do artista.

São 58 peças expostas, algumas delas inéditas, distribuídas na URCA, no campus do Pimenta, além de três monumentais trabalhos que permanecem à frente do Seminário São José, na Encosta do Seminário, onde Sérvulo estudou na sua Infância. A exposição é uma das maiores já realizadas em Crato, e tem curadoria de Dodora Guimarães, esposa de Sérvulo.

Ela afirma que, primeiramente, a ideia era fazer uma exposição que desse conta da produção do artista, já que era tão almejada por ele, e que fosse uma mostra significativa do seu trabalho. “Uma exposição é sempre dependente do espaço que a acolhe. Então, levou-se muito em conta a área disponível na URCA e da Encosta do Seminário”, diz. A ideia era mostrar a obra pública do artista e o espaço que mais se adequaria seria o da Encosta, até mesmo por ter o vínculo histórico importante. Na URCA, as áreas abertas foram privilegiadas.

“O Sérvulo tem um trabalho voltado para a arte pública. Tem um pensamento da obra ser interativa e esse foi o fio condutor para a nossa escolha”, afirma. Ela destaca a importância do evento por fazer parte de um sonho do artista, que começou no casarão da Bebida Nova, onde o ele nasceu.

O Reitor da URCA, Patrício Melo, destacou a arte como revolucionária e com o poder de transformar as pessoas. “Produz projeções físicas e no imaginário. É indispensável”, ressalta. Ele falou do retorno de Sérvulo Esmeraldo à sua terra natal para realizar a sua segunda grande exposição.

O homem que lembra da cor do traçado da linha do horizonte que envolvia o seu universo infante e suas belezas, traz a sua observação milimetricamente detalhada, em forma de uma coleção de imagens. Cada uma delas, com sua história, uma biografia. São apresentadas esculturas, relevos, gravuras e desenhos inéditos da série ‘Suíte Araripe’.

Sérvulo morou e trabalhou em São Paulo, Paris e, atualmente, em Fortaleza. Expôs nas principais feiras e salões de artes pelo mundo. “Um inventor”, como define o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho. “Traz dentro de si a inquietude que se traduz em criação. Formou, ao longo da vida, um repertório diversificado e domina técnicas com as quais faz arte”, elogia.

Universidade Regional do Cariri (URCA)

Núcleo de Comunicação

Telefones: (88) 3102-1213 – 9 – 8812.5525 ramal 2617

Twitter: @URCA_noticias

Facebook: facebook.com/urca30anos

www.urca.br – Crato, setembro de 2016.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados