Festejos à ‘Mãe da Penha’ começam neste sábado, com carreata nas ruas do Crato

Cerca de 20 mil pessoas vão às ruas no início dos festejos à santa padroeira do Município/foto: Divulgação.

A devoção à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato, só tem aumentado nos últimos anos, levando milhares de devotos a percorrerem às ruas da cidade em seu louvor. Neste sábado, a partir das 18h30, sairá da Capela de São João Batista, no Mirandão, a grande carreata de abertura, com a participação de motoristas e motoqueiros, que integram o grande cortejo, com coordenação da comissão organizadora da festa, contando com apoio do Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran).

A festa da ‘Mãe da Penha’, que tem como tema ‘Salve Rainha, Mãe de Misericórdia’, acontece de 20 de agosto a 1º de setembro, dia da grande celebração em louvor à santa. Estão sendo esperados mais de 3 mil veículos e cerca de 20 mil pessoas na abertura. O cortejo segue do bairro Mirandão e vai até o Centro, finalizando na praça da Sé, de frente ao grande palanque montado para as celebrações que vão acontecer todas as noites, até o encerramento da festa.

Ainda no domingo, dia 3, acontece a ‘Pedalada Mariana’, pela segunda vez, com a presença de centenas de ciclistas. Os participantes vivenciam o momento festivo com fé e devoção, seguindo do Posto Palmeiral, a partir das 7 horas, até a Sé Catedral, onde haverá missa a partir das 9 horas. A celebração de abertura oficial dos festejos à Nossa Senhora das Dores será às 19 horas.

No dia 28, acontece a II Cavalgada de Nossa Senhora da Penha, saindo do monumento de Nossa Senhora de Fátima, pela manhã, até a Sé Catedral, com grande participação de cavaleiros de toda a cidade.

A procissão com milhares de fiéis será no dia 1º, às 17 horas. A festa de Nossa Senhora da Penha também segue com a parte social da festa, e realização de Bingão beneficente, no dia 31 de agosto, às 20 horas, na Praça da Sé. No dia 28, acontece a Feijoada da Penha, às 11 horas, na praça da Sé, após a Cavalgada. Também haverá ação entre amigos, no dia 1º de setembro, após a procissão de encerramento. As premiações do bingo serão uma TV de 32 polegadas; um smartphone Samsung Galaxy J7 e uma moto Honda CG 125Fan – 2016; e da ação entre amigos, uma geladeira, uma central de ar, R$ 1 mi e R$ 2 mil.

A paróquia estará completando 248 anos, além de 271 anos da chegada da imagem principal de Nossa Senhora da Penha, em Crato, trazida pelos capuchinhos, em 1745. A cada noite de orações nas comunidades, será trabalhada uma temática diferenciada. Até o dia 31 serão visitados locais diferenciados, com a realização dos noitários, em diversas repartições e comunidades.

Devoção de mais de 300 anos

A devoção a Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos. A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia.

Trajeto do Cortejo

O dia 1º contará com uma programação a partir das 6 horas, com alvorada festiva celebrações, culminando com a missa às 16 horas, antes da grande procissão que deverá ter mais de 30 mil pessoas nas ruas da cidade.

O cortejo acontece em seguida, saindo da matriz da Sé, pela Rua Dom Quintino, Rui Barbosa, Av. José Alves de Figueiredo, Cel. Luiz Teixeira, Nelson Alencar, Duque de Caxias, Senador Pompeu, Bárbara de Alencar, Rua Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde e Praça da Sé.
Para falar mais sobre a Festa de Nossa Senhora da Penha, o repórter João Vieira conversou com o Padre Edmilson Neves, Cura da Sé Catedral……………………………

Padre Edmilson Neves destaca o fato de a festa iniciar um pouco antes do tradicional…………………………….

Padre Edmilson Neves fala também do lado social da festa da Mãe da Penha………………….

Padre Edmilson Neves, Cura da Sé Catedral destaca o tema da festa e reforça o convite aos fieis…………………………..

Informações:

Paróquia de Nossa Senhora da Penha

Casa Paroquial

Telefone (88) 3523-8698

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados