Festejos a Santo Antônio continuam em Barbalha, com programação religiosa e shows no final de semana

Os festejos alusivos a Santo Antônio, em Barbalha, continuam com uma programação religiosa e shows nos finais de semana. As trezenas estão sendo realizadas na Matriz de Santo Antônio e foram abertas no último dia 30, com a noite das comunidades e, nesta segunda-feira, com orações dedicadas aos carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio e projeto do Pau Mirim. Na noite da quermesse, na terça-feira, a missa foi dedicada a um ano de morte de Cícero Ricart, carreador do Pau da Bandeira, homenageado este ano, durante o cortejo. O Município comemora a conquista do reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. É o primeiro título obtido no Estado do Ceará e o quarto do Nordeste. 

Com abertura realizada no último final de semana, Barbalha contou com grande participação popular durante as festividades que abrem a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, tendo mais de 300 mil pessoas. Desde o sábado, a cidade passou a receber turistas de várias partes do Brasil. O evento abre o calendário das comemorações juninas do Ceará. 

Economia local movimentada 

A economia local é aquecida principalmente durante o final semana que abre as festividades. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, diversos segmentos do comércio conseguiram, mesmo diante de um quadro de crise nacional, obter cerca de 3% a mais nas vendas em relação ao ano passado, a exemplo do setor de confecções e calçados. Já na área de alimentação e bebidas, chega a cerca de 6%. 

O segmento de serviços também é bastante aquecido, segundo o secretário Alisson Uchoa. O setor hoteleiro chegou a ter acima de 60% de ocupação, no último final de semana, permanecendo praticamente lotado durante esse período do ano. 

Por conta do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), expedido pelo Ministério Público, como forma de garantir maior segurança para a festa, a prefeitura local providenciou a retirada da maioria dos ambulantes que permanecia nas ruas principais por onde passa o cortejo do Pau da Bandeira. De cerca de 200 vendedores e uma mão-de-obra informal de pelo menos mil pessoas, houve a redução para metade deles. “Mas, em contrapartida, o ganho passou a ser revertido para o setor formal”, afirma Uchoa. 

Programação no final de semana 

Neste final de semana, dando continuidade a tradução de festejar o padroeiro da cidade, além das apresentações de grupos folclóricos, estão sendo realizadas as quermesses e leilões na matriz. No Parque da Cidade, acontece os shows com as bandas Casa de Reboco, mano Walter e Forró Movimento. No dia 4, com Caninana, Banda do Vaqueiro e Forró Tapera, encerrando o final de semana, no dia 5, com Trupe Risadinha e Fronzen 2, o Musical.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados