Festival Nacional de Teatro Louco em Cena termina neste sábado (16)

Mais de 300 artistas apresentaram cerca de 50 atrações em duas semanas; tudo on line e gratuito

Após 11 dias com apresentações de reisados, bandas cabaçais, contações de histórias e espetáculos de teatro e dança, se encerra neste sábado, 16, o tradicional Festival Louco em Cena. Toda a programação teve classificação livre e foi transmitida de forma virtual através do canal Corrupio Povo Cariri no YouTube. Ao todo foram mais de 50 grupos na 16ª edição que contou com mais de 300 artistas em espetáculos do teatro, dança, humor, circo, música e grupos da cultura popular.

Mas ainda não acabou e tem muita apresentação para acontecer. O XVI Festival Nacional de Teatro Louco em Cena 2020, acontece diretamente da Cidade de Barbalha. O evento é voltado para as Artes Cênicas e surgiu no ano de 2001. Esse ano aconteceu a partir da utilização das novas mídias e em vídeos, obedecendo todas as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde.

O festival teve início no último dia 6 de janeiro com a celebração do dia de Santos Reis, com apresentações de reisados e de bandas cabaçais. O Instituto Corrupio Povo Cariri viu a importância de realizar este evento com a proposta de fomentar o teatro, onde através da integração de grupos, artistas, e apreciadores, pudessem ter o fortalecimento das expressões teatrais dentro da comunidade e na região do Cariri como um todo, podendo assim surgir novos talentos e novas plateias para a produção teatral e artística.

Confira as apresentações de hoje e amanhã

Nesta sexta-feira, 15, penúltimo dia, a população pode acompanhar, às 15, o vídeo O Desencanto de um Morto, com Gilsimar Gonçalves, que mostra um defunto que não consegue ser enterrado e volta para atormentar o povo, mostrando a desigualdade social e o caos que o Brasil se encontra. No mesmo horário também terá Ação formativa com Oficina sobre os Princípios básicos da Palhaçaria, tendo como facilitador Jonh Wellington, de Quixeramobim/CE.

Às 19h o Grupo de Teatro Louco Em Cena fará live sobre O Boi Santo, com um resgate de um fato histórico ocorrido na região do Cariri Cearense contado em versos com e sem rimas, traz a Fé, a simplicidade do povo nordestino na busca dos conselhos do Padre Cícero do Juazeiro do Norte e dos milagres do Boi Mansinho pertencente ao Padre. Às 20h, terá Live com Show musical de Forró Raiz, da cidade de Barbalha/CE.

No sábado, 16, encerrando com chave de ouro, às 9h Mestre Lindete de Barbalha /CE fará Live com a Dança do Pau de Fita. Às 10h haverá Live com a encenação Retalhos de Minha Terra, com o Grupo de Teatro Louco Em Cena, com recortes da memória local e regional e traços da cultura e das lendas de um povo, que traz em suas entranhas o gosto de viver e de fazer a cultura acontecer em uma terra brejeira e de saudosa memória.

Às 15h será exibido um vídeo sobre O cordel de Maria CinDRAGrela, do Grupo Teca Teatro, de Salvador/BA. A história da Gata Borralheira situada no interior do Nordeste escrito em versos ao modo mais tradicional da literatura de cordel brasileira, em sextilhas mescladas a estética drag queen defendida pelo coletivo de Haus of Gloom. Na sua casa vieram morar sua madrasta com duas filhas do seu primeiro casamento. O pai de Cindragrela morreu logo depois do casório e Cindragrela tornou-se escrava do lar. Tudo muda, porém, quando o filho do Coronel Moura – o Coronelzinho – volta de sua vida de viajante aventureiro.

Às 19h live Vidas com a Cia. Mákara de Teatro de Crato/CE. E se existir uma vida depois dessa? Será que assim teremos a chance de continuar a jornada que iniciamos aqui? E se não existir uma vida depois dessa? Essa, você está vivendo, ou está deixando passar? Dizem que, o que aqui se faz, aqui se paga. Mas e se existir outra resposta para toda a dor e sofrimento que hoje sentimos dentro de nós? E se toda essa dor e sofrimento forem consequências de atos cometidos por nós mesmos em vidas passadas? Às 20h Live com Show musical de Vertigem, de Barbalha/CE e às 21h Live com Show musical de Débora Lopes também de Barbalha/CE.

*Commonike

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados