Foco no Enem marca abertura do segundo semestre letivo da rede pública cearense

unnamed

Encontro contou com palestra motivacional e aulão de redação para os alunos

Estudantes e professores da rede pública estadual participaram, na manhã desta segunda-feira (1°), da abertura do segundo semestre letivo de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro, conduzido pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), marcou a retomada das atividades letivas com foco na motivação e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A governadora Izolda Cela e a titular da Seduc, Eliana Estrela, estiveram presentes.

“Tenho visto colegas tendo a oportunidade de ingressarem nas universidades e no mercado de trabalho. Isso porque contamos com professores comprometidos e dedicados para o Enem, vestibulares e concursos. Na escola pública também temos suporte emocional, pedagógico e cultural para planejar um bom projeto de vida”, disse a estudante Maria Beatriz Araújo, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel.

A governadora definiu que o momento representa apoio para que os estudantes conquistem seus objetivos acadêmicos e de vida. “Os estudantes têm sob a sua consciência e escolha a determinação para construir os seus sonhos. Cada um deve se conectar aos seus sonhos para o futuro e trazer o plano de ação para chegar lá. É muito importante essa conexão, que conta com o apoio da escola. Cada um tem que fazer o esforço que lhe cabe, sabendo aproveitar a vivência da juventude, se protegendo e sendo solidário. A Seduc tem trabalhado muitíssimo nesses aspectos relacionados às competências socioemocionais, que dão suporte para expandir a consciência e construir ambientes positivos de diálogo e alegria”, destacou Izolda Cela.

Realizada em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), a ação está dentro do planejamento do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem e contou com palestra motivacional conduzida por Dyego Feitosa, além de aulão de redação ministrada por Vicente Júnior.

A titular da Seduc, Eliana Estrela, também falou sobre como a iniciativa prepara os estudantes da rede pública estadual, que hoje oferta o Ensino Médio em 746 escolas, somando 406 mil alunos matriculados. “A escola é esse lugar de sonhos, construção e transformação. Os estudantes vão aproveitar esse momento para, com comprometimento e responsabilidade, cumprir todas as atividades. Não deixar nenhum colega para trás, para trilhar um caminho melhor, do Ensino Médio até ingressar nas universidades”, pontuou.

O Enem Chego Junto, Chego Bem é um projeto realizado pela Seduc desde 2012, que, entre outras ações, promove aulões presenciais e virtuais que tratarão sobre as áreas do conhecimento, além de redação. Simulados também são aplicados para reforçar a preparação dos alunos.

Neste segundo semestre de 2022, serão 46 aulões presenciais distribuídos nas 23 regionais (dois por regional) e cinco aulas virtuais, por regional, via Google Meet (uma de cada área do conhecimento mais uma palestra motivacional). As provas do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro.

*Governo do Ceará

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete