Há 98 anos surgia o primeiro time de futebol do Crato

America-Crato-CE 1947 FOTO-DIVULGAÇÃO

João Vieira/Agencia Caririceara.com
Foto: de 1947: América Futebol Clube – Crato (CE)/Divulgação
Colaboração do jornalista e memorialista Huberto Cabral e radialista Paulo Dimas

A história do futebol cratense registra nesse mês de janeiro, 98 anos de fundação do Crato Futebol Esporte Clube, o primeiro do interior fundado pelo Sírio-Libanês João Dúmmar, pioneiro do Rádio no Ceará e fundador da Ceará Rádio Clube, primeira Emissora de Rádio do Estado em 1934.

João Dúmmar estudou no primeiro Colégio Diocesano, anexo ao Seminário São José do Crato juntamente com seus dois irmãos José e Jorge Dúmmar, tios do Radialista cratense, Gilberto Dúmmar Pinheiro um dos pioneiros também do Rádio no interior através da Rádio Araripe do Crato.

A estreia do Crato Futebol Clube ocorreu no dia 19 de janeiro de 1919, há 98 anos, na Praça da Sé com o jogo entre as equipes A x B terminando a partida em 1×1.

O time adotou uniforma alvinegro, enquanto o juiz e bandeirinhas trajavam chapéu, camisa, paletó, gravata, calça comprida e sapatos, sob a animação da plateia e da Banda de Música Municipal.

O mês de janeiro registra também 90 anos de fundação do Juazeiro Futebol Clube e do Cariri Esporte Clube de Barbalha e 78 anos de fundação do Esporte Clube do Crato.

Por Huberto Cabral.

O jornalista e memorialista Huberto Cabral, fala concedeu entrevista a noissa reportagem…………………………….

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete