Hoje faz 55 anos que o primeiro homem viajou ao espaço

Há 55 anos, o soviético Yuri Gagarin, aos 27 anos, entrava para a história ao se tornar o primeiro ser humano a viajar ao espaço. O cosmonauta entrou para a história no dia 12 de abril de 1961, ao dar a volta na órbita da Terra em 89 minutos – o tempo total da viagem foi de 1 hora e 48 minutos – a bordo da cápsula Vostok.

A missão era perigosa: de 48 cães enviados ao espaço pela União Soviética, 20 tinham morrido. Ainda assim, muitos sonhavam em ir no lugar dele. O voo de Gagarin começou às 09h07 do dia 12 de abril de 1961, no horário de Moscou, com o lançamento da cápsula Vostok 1 com o foguete R-7. Antes de decolar, o cosmonauta gritou “Poyekhali!” (“Vamos nessa!").

Durante o voo, o cosmonauta disse duas frases que entrariam para a história. Uma de surpresa: "A Terra é azul" e outra, que só um bom comunista ousaria dizer: "Olhei para todos os lados, mas não vi Deus".

A exploração espacial começou mesmo com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS em 4 de outubro de 1957, no Cosmódromo de Baikonur (base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam, no Cazaquistão.

O Sputnik provocou uma corrida pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA, que acabaria com a chegada do homem à Lua. No entanto, o primeiro ser vivo no espaço não foi um homem, mas a cadela russa Laika, que subiu ao espaço em 3 de novembro de 1957 a bordo do Sputnik 2.

MSN

 

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados