Ibope: Sarto tem 60% dos votos válidos e Wagner 40%

Conforme divulgação da pesquisa Ibope feita nesta segunda-feira (23), a primeira desde a votação do primeiro turno das eleições, o candidato José Sarto (PDT) aparece à frente na disputa em Fortaleza, com 60% dos votos válidos, enquanto o adversário Capitão Wagner (Pros) aparece com 40%. O estudo tem margem de erro de três pontos percentuais, tem nível de confiança de 95% – significando que apresenta uma chance de 95% de representar de modo verdadeiro a realidade –, foi realizado nos últimos dias 21 e 22 e foi registrado junto à Justiça Eleitoral sob o código CE-07611/2020. Foram ouvidos 805 eleitores na capital cearense.

Os votos válidos levam em consideração apenas o total de votos que serão direcionados a um ou a outro candidato, isto é, excluindo brancos e nulos e aqueles que ainda não sabem ou não responderam a pesquisa – é, portanto, o modelo de resultado que é apresentado após o fim da eleição. Por esse motivo, a soma dos números do desempenho de cada postulante deve totalizar 100%. É diferente do resultado total da pesquisa estimulada, na qual Sarto aparece com 53%, Wagner com 35%, brancos e nulos somam 9% e aqueles que não sabem ou não responderam representando 4%.

Na comparação com a projeção de segundo turno feita na pesquisa que antecedeu a definição do segundo turno em Fortaleza, observa-se que Sarto tem hoje desempenho melhor do que o antecipado. A pesquisa Ibope divulgada na véspera do primeiro turno, último dia 14, indicava que, numa projeção de segundo turno entre o pedetista e o candidato do Pros, 48% do eleitorado votaria em Sarto e 36% em Wagner. Este hoje tem um ponto percentual a menos do que o projeto, portanto dentro da margem de erro, mas Sarto aparece com cinco pontos a mais, ultrapassando os três pontos percentuais da margem.

A principal diminuição observada nessa comparação é na proporção de nulos e brancos, que passou de 12% para 9%, sugerindo que esses eleitores podem ter migrado para o lado do pedetista. É possível que tenha interferido nessa transferência de votos a sucessão de apoios anunciados à campanha de José Sarto durante a última semana, quando os partidos de 7 dos 9 postulantes derrotados no primeiro turno declararam apoio ao PDT na reta final.
Datafolha

O resultado apontado pelo Ibope confirma os números apresentados pelo Instituto Datafolha na última sexta-feira (20), quando o cenário mostrado era de Sarto com 59% dos votos válidos e Wagner com 41% – diferença de apenas um ponto percentual em relação ao Ibope de ontem, o que significa na prática um resultado equivalente, levando em conta a margem de erro de ambas as pesquisas de 3% para mais ou para menos.

No caso do Datafolha, os números totais indicam Sarto com 50% e Capitão Wagner com 36%, com os brancos e nulos e aqueles que disseram não votar em nenhum dos dois chegando a 10% e aqueles que disseram não saber em quem votar somando 4% das intenções. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês, com um universo de entrevistados de 868 eleitores e tendo sido registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o código CE-05483/2020.

*O Estado CE

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados