ICMBio seleciona novos brigadistas

O Instituto Chico Mendes iniciou procedimento para contratação de novos brigadistas contra incêndios na Floresta Nacional do Araripe (Flona). Até esta quinta (28), os Sine/IDT de Crato e Barbalha estão recebendo inscrições para as vagas. Entre os requisitos elencados, os interessados devem ter experiência com atividades agrícolas, idade entre 18 e 55 anos e morar no entorno da Flona. Neste ano, a Brigada contará com 18 integrantes.

De acordo com Vicente Moreira, coordenador da área temática de prevenção e combate a incêndios florestais da Flona, a Brigada de Incêndio iniciará sua atuação no segundo semestre do ano, período considerado crítico por haver maior número de focos de calor. Até lá, serão selecionados aqueles que melhor se destacarem nos testes teóricos e práticos previstos para as próximas etapas. Somente no último ano, foram combatidos 19 incêndios, verificados tanto dentro como no entorno da Floresta Nacional do Araripe. O número, considerado alto, foi um recorde.

A atuação da Brigada ocorre na Floresta Nacional do Araripe, numa área de extensão de 39 mil km que cobre os municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Missão Velha e Santana do Cariri. O principal motivador de incêndios continua sendo a ação humana, seja por imperícia, negligência, imprudência ou dolo. Como enfatiza o coordenador, graças à pronta resposta dada pela atuação da Brigada, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, é possível evitar que os incêndios alcancem ainda maiores proporções.

 

Segundo Vicente, a recuperação da vegetação após um incêndio depende da quadra chuvosa e ocorre de forma lenta, nem sempre retornando às características anteriores. Daí a importância em realizar, junto às comunidades, trabalho de prevenção, conscientização e combate. “Quando a brigada inicia, a gente começa a fazer reabertura de estradas e veredas”. Ainda tem quem se valha de fogo, por ser uma prática barata. A brigada trabalha toda uma prevenção, mas, muitas vezes, a prevenção falha um pouco e acontecem os sinistros”, explica o coordenador da área.

Com informações do Jornal do Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados