Inscrições para Seminário de Educação no Crato

De 25 de abril a 13 de maio, o Sesc* recebe inscrições para o Seminário de Educação, na Secretaria do Educar Sesc do Crato. Voltado para formação de profissionais, estudantes e interessados, neste ano o encontro traz como tema o “Ensino das artes visuais: Histórias e contemporaneidade”, e acontece nos dias 20 e 21 de maio, no Auditório da Unidade Crato.

Ministradas por profissionais de educação e arte, são disponíveis 11 oficinas, com 30 vagas para cada uma. A proposta é mostrar as possibilidades de utilizar as artes, dança, música, ilustração, contação de histórias e jogos teatrais nos processos educacionais. Os inscritos participam ainda de uma palestra com Ana Mae Barbosa – referência nacional nos estudos das artes aplicadas na educação.

O Seminário de Educação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional dos educadores, além de investir para a formação continuada de estudantes, a iniciativa busca contribuir com a formação dos participantes, tornando-os multiplicadores e incentivando-os a refletirem sobre o papel do docente e das instituições de ensino.

 

Inscrições

Os interessados devem levar a carteirinha do Sesc e 3 quilos de arroz no ato da inscrição. Para os inscritos no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) – comerciário ou dependente de comerciários, e aluno matriculado ou egresso da rede pública de ensino, com renda familiar de até três salários mínimos, a inscrição é gratuita. Os participantes terão direito a um certificado com a carga horária do Seminário.

           

Programação

 

Dia 20

18h – Credenciamento e entrega de material

18h30 – Abertura oficial: apresentação artística com o grupo de dança de Alysson Amâncio

19h às 21h – Oficinas

 

Dia 21

8h às 12h – Oficinas

14h às 16h – Oficinas

16h30 – Palestra com Ana Mae Barbosa (Mestrado em Art Education – Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education – Boston University (1978). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando nos temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte e Multiculturalidade.

 

18h – Encerramento com entrega de certificados

 

Oficinas:

1. Introdução à arte africana e afro-brasileira na educação

Ministrante – Ana Paula dos Santos (URCA-NEGRER/Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-raciais).

 

2. Oficina: Experimentos Perfomáticos

Ministrante- Alexandre Lucas (Artista/educador, formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/CE e com especialização em Língua Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA/CE).

 

3. Oficina: A arte de Contar de Recontar Histórias

Ministrante: Dôra Carvalho (Pedagoga, trabalhos em escolas públicas e particulares, desenvolveu projetos de literatura em ONGs e formação contínua de professores. Atualmente acompanha atividades do projeto PHE da Unidade Crato do Sesc).

 

4. Oficina: Estética Afrodescendente na Educação – Turbante como instrumento de autoafirmação na infância

Ministrante: Juliana Alves (Formada em pedagogia e especialista em Língua Portuguesa e Arte/Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atualmente é professora da educação infantil da Unidade Crato do Sesc.

 

5. Oficina: "A arte de ilustrar livros para crianças e jovens"

Ministrante: Alexandra Isabel Alves Maciel (Formada em pedagogia e especialista em Arte/Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Atualmente é Professora na Escola Educar Sesc Juazeiro.

 

6. Oficina: Dança-educação: a construção do corpo/cidadão

Ministrante: Alysson Amâncio (Professor do Departamento de Teatro do Centro de Artes Reitoria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – URCA. Mestre em Artes Cênicas no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Autor dos Livros "Wila" (2015), "Memórias da Dança: Recortes de um movimento" (2012) e Organizador do livro "Tradições e Contemporaneidade nas artes" (2015).

 

7. Oficina: Canto que Sai do Canto

Ministrantes – Mabell Sales (Cantora e Pedagoga, titulada pela Universidade Regional do Cariri, desenvolve pesquisa sobre a canção popular do Cariri cearense e sua inserção na rede básica de ensino. Atualmente, exerce a docência no nível da Educação Infantil) e Vinícius Pinho (Músico, Ator e Produtor Cultural, licenciando em Música pela Universidade Federal do Cariri, desenvolve pesquisa sobre o ensino de música por meio do corpo e sobre a interseção da educação com a “etnomusiciologia”).

 

8. Oficina: Jogos teatrais na mediação de conflitos em sala de aula

Ministrantes – Nilson Matos (Licenciado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2004), e atualmente, concludente do curso de Teatro da mesma Universidade. Trabalha desde o ano de 2008 em projetos culturais, educativos e artísticos em instituições do Crato e Juazeiro do Norte-Ce) e Rita Cidade (Licenciada em Teatro pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Membro fundadora e dirigente da Associação Grupo Ninho de Teatro e Produções Artísticas, e do Espaço Casa Ninho. Professora de Artes no Ensino Fundamental e Médio em escolas estaduais de Crato-Ce).

 

9. Oficina de Caleidoscópio

Ministrante – Francisco Jose Chaves da Silva (Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará – UECE).

 

10. Oficina: Aprender e Ensinar Com o Cinema

Ministrante- Jheny Kelly Fausto Lobo (Pedagoga com especialização em Docência do Ensino Superior).

 

11. Oficina: Oficina em Artes Visuais

Ministrante: Sislândia Maria Ferreira Brito (Professora Efetiva da Universidade Regional do Cariri – URCA do Departamento de Educação, graduada em Pedagogia, especialista em Multidimensionalidade do Ensino da Arte e Formação do Arte/Educador pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Doutora pelo Programa de Doutorado em Artes Visuais e Educação do Centro de Educação da Universidade de Sevilla – Espanha).

 

 

SERVIÇO

Seminário de Educação no Crato

Local: Auditório Unidade Sesc do Crato

Datas: 20 e 21/5

Informações: (88) 3523.4444

 

Inscrições

3 kg de arroz

Local: Secretaria do Educar Sesc do Crato (Rua André Cataxo, 443)

Período: 25/4 a 13/5

Horário: 8h às 20h

 

 

*Entidade criada e mantida pelos empresários do comércio.

 

 

 www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

 

 

Jornalistas Responsáveis: Giselle Norões – (85) 3452.9060 / 9 8898.9899 / Lina Galvão – (85) 3464.9323/ 9 9662.9165 / Carla Pinto – (85) 9 8802.6181

Gerência da ASCOM Sesc Ceará: Tábata Alencar

 

 

 

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados