Mais do que um ponto religioso e turístico, O Horto de Padre Cícero é também um celeiro de jovens profissionais.
A administradora da Colina do Horto, Irmã Carmina Freitas, representando a Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, vem realizando diversos projetos sociais com a comunidade local. Entre eles, está a Formação de Agentes de Informação de Turismo.
A oficina consiste em preparar os jovens da comunidade entre 14 e 17 anos para atuarem como guias turísticos. Um trabalho que além de informar o turista sobre os atrativos, detém ainda outras funções voltadas para sustentabilidade local, sendo agente responsável pela valorização da cultura, respeitador da identidade e preservador do meio ambiente, um dos preceitos de Padre Cícero. Sem falar que o projeto tira os jovens da ociosidade, capacita para futuros empregos e os despertam para um futuro melhor. Nessa linha, aponta-se a profissionalização da atividade de guia de turismo como uma necessidade, tendo também reflexo natural de um contexto mais global de mudanças nos desejos e demandas dos sujeitos envolvidos.
O curso é oferecido de forma gratuita para 20 jovens da comunidade do Horto. A oficina acontece de segunda a sexta-feira, das 18h:30min às 21h:30min.
Foto: Divulgação