Juazeiro do Norte conquista pela primeira vez o Selo Unicef

Segundo divulgação do Unicef, quase 2 mil municípios concorreram à certificação. Dos 431 municípios de 18 estados brasileiros que receberam o Selo, 16 conquistaram pela primeira vez. Juazeiro do Norte está entre eles.

Pela primeira vez Juazeiro do Norte é contemplada com o Selo Unicef pelos avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira, 8 de dezembro, durante cerimônia virtual promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A certificação é um reconhecimento internacional aos avanços de redução das desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.

A conquista se deu através de um intenso trabalho de toda a gestão municipal na implementação de ações e iniciativas previstas no plano traçado pela Comissão Intersetorial, com base nas diretrizes da Certificação Unicef. O trabalho contou com a orientação e apoio do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, no desempenho de políticas públicas para essa conquista inédita.

“É com muita emoção que recebemos esse Selo. Foi um compromisso que a gestão assumiu em mudar esses indicadores sociais na nossa querida Juazeiro. Todas as determinações dos eixos foram seguidas, transformando a realidade de crianças e adolescentes. Políticas afirmativas e bem executadas hoje são reconhecidas pelo UNICEF. Nossa gestão fez história”, afirmou o articulador do Selo e Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto.

Em uma fala emocionada, a Secretária de Educação, Loureto Lima, afirmou que o Selo é resultado de um trabalho coordenado com muita competência. “O município ganha muito com esse resultado. Comprova que o caminho foi traçado na direção correta. Não foi fácil, mas nós conseguimos, Juazeiro conseguiu!”, disse.

O relatório final das ações, apresentado em novembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) teve parecer favorável por parte do UNICEF. Dos 12 indicadores de impacto social, o município melhorou em 9, seguindo a metodologia que inclui 17 resultados sistêmicos, ou seja, ações que o município precisou realizar. “Passamos por todas as etapas para chegar até aqui. Tivemos muitos desafios no meio do caminho, mas conquistamos. O agradecimento a esse resultado se estende a toda gestão e ao Prefeito Arnon Bezerra, que acompanhou e se envolveu em todo o processo”, concluiu a Técnica de Gestão da Sedest, Luciana Manenti.

Ao aderir ao Selo UNICEF, Juazeiro do Norte assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados