JUAZEIRO DO NORTE Educação debate em fórum Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) realizou na manhã desta quarta-feira, 11, o primeiro Fórum Municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca). O fórum discutiu o tema Sistema de Garantias de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescentes e contou com palestras da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, do Promotor da infância e Juventude, Dr. Flávio Corto Pinheiro de Sousa e da Psicóloga Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Dra Fernanda Cândido.

Parceria

No início do ano passado, começou uma grande parceria para garantir esses direitos, através da criação de uma rede inter setorial envolvendo as Secretarias de Educação (Seduc), Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e Secretaria de Saúde (Sesau) para que sejam desenvolvidas ações nas escolas, nos Cras e Creas. “Conhecemos os problemas e temos os equipamentos para nos ajudar a solucioná-los. O grande desafio do Peteca é fortalecer a rede inter setorial para que a exploração do trabalho infantil e do adolescente seja minimizada, já que a total erradicação é algo muito difícil para os dias atuais”, comenta Fátima Teixeira.

A Coordenadora do Peteca em Juazeiro do Norte e técnica da Seduc, Fátima Teixeira, explica que é um dever da família, da sociedade e poder público trabalhar para garantir o direito da criança e do adolescente e que essa é uma grande luta do Programa. Ela explica ainda que a exploração do trabalho infantil e adolescente é algo que está incutido na cultura do povo e que o trabalho do Peteca traz resultados a longo prazo. Ele consiste na Educação das pessoas, tanto os pais de hoje, como os pais do futuro que são as crianças que hoje são protegidas pelo programa.

Socialização

A Secretária Maria Loureto de Lima explica que o Peteca busca orientar os alunos e suas famílias esclarecendo que o trabalho infantil impede o crescimento saudável da criança e que ela possa dedicar mais tempo aos estudos, prejudicando a sua socialização. “Fazemos esse trabalho de forma preventiva e atuando em situações que observamos. Esse é fórum de bastante importância, pois estamos preparando uma geração”, ressaltou a Secretaria Maria Loureto.

Peteca completa 10 anos

O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foi criado há dez anos no Ceará e já está presente em vários estados do Brasil. Fátima Teixeira lembra que Juazeiro do Norte aderiu ao programa quando ele logo foi criado e, hoje, é um programa da Seduc que atua na educação, prevenção, conscientização e combate ao trabalho infantil. No Município trabalha de forma integrada entre as escolas, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e da Secretaria da Saúde (Sesau).

Foto: Samuel Macedo

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados