JUAZEIRO DO NORTE: Próximas romarias devem sofrer mudanças de estrutura

O 82º aniversário de morte do padre Cícero, que acontece nesta quarta (20), deve atrair milhares de romeiros a Juazeiro do Norte. Para o período, que teve início no começo da semana e é considerado como uma nova romaria, foi organizado um planejamento prévio entre secretarias e órgãos de diferentes segmentos. A pretensão é que, através de trabalho conjunto, fatores como segurança, trânsito, limpeza e saúde contribuam para o bom andamento da romaria e o devido acolhimento aos romeiros, e visitantes que chegam de todo o Brasil movidos pela fé no “padim”.

Entre as mudanças, está a transferência de comerciantes da Praça do Marco Zero para o Centro de Apoio aos Romeiros. Como lembrou Marcos Bezerra, que coordena o Centro, a venda dos feirantes no local já aconteceu anteriormente e seu retorno acontece para visar o melhor aproveitamento do espaço disponível, que contam com estrutura com energia elétrica e água encanada, com áreas para banhos e também sanitários.

Com a saída das barracas, estão disponíveis na praça do Marco Zero equipes tanto da Guarda Municipal como também da Secretaria de Meio Ambiente. Ao todo, a romaria de julho conta com efetivo de 40 homens, tanto em viaturas como em pontos espalhados pela cidade, que garantem a segurança junto à Polícia Militar, que também tem postos distribuídos na cidade, além do apoio da equipe do Raio. Já no que diz respeito ao tráfego, o Departamento Municipal de Trânsito confirmou a presença de agentes diariamente em pontos de maior visitação, como as igrejas.

Coube ao Demutran a estruturação, extensão e sinalização dos pontos de embarque e desembarque já existentes em ruas como a São Paulo e a São Pedro e no estacionamento que ficará próximo ao luzeiro. A Secretaria de Saúde, como em romarias anteriores, realizou visitas em ranchos e pousadas e continua responsável por suportes fixos com ambulâncias e profissionais técnicos disponíveis para encaminhamento a atendimento.

Como explicou o Coronel Miranda, secretário de Segurança de Juazeiro do Norte, a criação de estacionamento ao lado do luzeiro é apontada como um auxílio para o tráfego, que encontra problemas, principalmente, nas ruas próximas à Basílica. De acordo com Marli Bezerra, Secretária de Turismo e Romarias, há ainda a tentativa de parceria com o Governo do Estado para pleitear o espaço do estacionamento do Vapt Vupt para receber veículos de menor porte.

Segundo Marli, há grandes projetos visando o futuro e desenvolvimento do turismo religioso de Juazeiro. “É interessante que a gente vislumbre mais a questão do valor para com o romeiro. Tanto o poder público como o privado e a Igreja, já que é necessário um encontro maciço de responsabilidade maior para que as romarias de Juazeiro continuem crescendo. Não que percamos fiéis, mas que aumentemos os fiéis que vêm para cá”, enfatiza. Uma nova reunião está marcada para o dia 28 de julho, onde serão analisadas as últimas medidas implantadas

Foto: Jota Lopes/Arquivo/Agência Caririceara.com

Com informações do Jornal do Cariri

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados