Juazeiro do Norte realiza seleção de gestores escolares e fortalece democratização do ensino

Juazeiro do Norte realiza seleção de gestores escolares e fortalece democratização do ensino

O Município de Juazeiro do Norte realizou na manhã deste domingo, 20, o primeiro processo seletivo simplificado para Diretores Administrativos e Coordenadores Pedagógicos para comporem os Núcleos Gestores das noventa escolas da rede municipal de Ensino. Com isso, a Prefeitura Municipal, cumpre de maneira histórica na educação da cidade, um processo de democratização do ensino, torna-se referência no interior do Estado do Ceará nesse processo.

A iniciativa da realização da seleção é do Poder Executivo Municipal e da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. O objetivo é legitimar o trabalho desses profissionais da Educação, lotando-os de acordo com seu mérito e competência para atuarem nas escolas municipais.

Com essa ação, Juazeiro do Norte se torna o primeiro Município do interior cearense a realizar um processo seletivo para gestores escolares, o que deve elevar, qualificar e legitimar suas ações no âmbito escolar. Os novos gestores deverão atuar a partir de regras definidas pela Seduc e de acordo com as leis que regem o sistema educacional brasileiro.

Para a Diretora Pedagógica da Seduc, Professora Carmen Lúcia Tomaz Bezerra, a realização desse processo seletivo é um marco na história da educação de Juazeiro do Norte, pois deve favorecer o profissional pelo seu mérito, conhecimento e competência. “A visão responsável do Prefeito Arnon Bezerra e da Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, dão o tom de um percurso de compromisso com a qualidade”, disse a Diretora.

Para Maria Loureto de Lima, o processo abre os caminhos da legitimidade do ingresso nos cargos de direção e coordenação da rede de ensino, de forma democrática e transparente. “O Prefeito é consciente e apoia a iniciativa, elevando a democracia. Prestigiemos esse feito”, disse a Secretária que ressaltou ainda o trabalho da Comissão da Seleção, feito com apreço, competência e seriedade.

Todo o processo seletivo está sendo orientado pela Fundação Lemann, que atua em Juazeiro do Norte desde março de 2017. Ela tem acompanhado de perto os trabalhos da Comissão de Seleção. A realização das provas é de responsabilidade da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e ocorreu na própria instituição de ensino superior.

Leia também



WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.58.45

Enquete