Juazeiro do Norte se prepara para receber milhares de romeiros e visitantes na semana santa

Romaria JN -Ft. Jota Lopes Ag. Caririceara.com

O Município de Juazeiro do Norte se prepara para receber milhares de romeiros durante a Semana Santa, que se tornou uma grande Romaria realizada na cidade, nesse período, com a tradicional peregrinação de fiéis do Padre Cícero e romeiros até a Colina do Horto. Para melhor atender ao público que chega a cidade e aos moradores de todo o Cariri, toda uma organização foi pensada para o trajeto, com melhorias no paisagismo, recuperação do calçamento da rua do Horto, sinalização de trânsito, com inserção de redutores de velocidade, pela estrada velha, além da poda de dezenas de árvores, para melhorar o receptivo aos turistas.

O Prefeito Arnon Bezerra acompanhou de perto todo o processo de melhorias, e como forma de valorização da área onde se encontra a ‘pedra do joelho’, localizada no trajeto da estrada velha, na rua do Horto, local bastante visitado pelos romeiros neste dia, foi feita uma palhoça com um cercado em madeira, por meio de iniciativa própria.

Uma placa contando a história da pedra do joelho será afixada nesta quinta-feira, no local. Os moradores gostaram da ideia de promover uma melhoria na área, já que a pedra se tornou um ícone da crença dos romeiros, que atribuem muitos milagres alcançados. Imagens do Padre Cícero, Maria e de Jesus foram afixados na palhoça, como forma de melhor acolher aos romeiros. Padre Cícero José esteve no local, onde chegou a benzer o espaço, com a presença dos secretários municipais, de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, e do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Luiz Ivan Bezerra, além do secretário de Esportes, Luciano Basílio.

Pelo menos 70 árvores passaram pelo serviço de podas, além do plantio de flores e outras plantas no canteiro central de acesso ao Horto, contando com orientação de um paisagista. Ontem à tarde, também foi escolhido o espaço para o cruzeiro, logo no início do trajeto pela estrada velha. Desde a Avenida Leandro Bezerra, é possível verificar as melhorias feitas para a essa Romaria, por ser o acesso principal, onde milhares de pessoas seguem a pé, na peregrinação desta sexta-feira.

Tradição
Dando segmento a uma tradição, o Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, se reúne todos os anos aos romeiros e peregrinos que sobem o Horto, e também realiza a sua caminhada até a estátua do Padre Cícero. Ele seguirá o trajeto a partir das 7h30, com parada na pedra do joelho, que recebeu um cercado em madeira e uma palhoça, para melhor atender aos visitantes.

Segundo o Prefeito, essas são soluções simples, com a finalidade de mostrar a importância desses espaços, que têm uma história representativa para a cidade e merecem ser valorizados. Imagens, como a da santa ceia, no Horto, foi renovada e o cruzeiro estará iluminado.

Paixão de Cristo no Horto

No estacionamento superior, próximo às escadarias para o acesso ao monumento do Padre Cícero, o grupo Compactur em mais de três décadas segue a tradição de apresentar o espetáculo da Paixão de Cristo, que acontece a partir das 8 horas. O evento acontece com a participação de atores populares, que se somam para ofertar ao público uma mensagem história e sagrada. O evento conta com o apoio da administração municipal e realização do grupo Compactur.

A Semana Santa é um dos períodos mais importantes para o Município no que se refere ao turismo e romaria. Tem sido crescente a quantidade de pessoas de outros estados e do Ceará, que visitam Juazeiro do Norte nesse período do ano, e que sobem o Horto na procissão da Via Sacra. Dessa forma, a Prefeitura executou ações criativas e sem gastos excessivos para proporcionar um maior acolhimento aos romeiros e munícipes que participam da celebração.

A pedra do joelho, ponto de visita na subida do Horto, no qual, segundo a tradição popular, a própria Virgem Maria se ajoelhou, deixando uma profunda marca na rocha, recebeu uma limpeza em volta, além da construção de uma estrutura rústica.

Conforme o Prefeito, Arnon Bezerra, as ações realizadas na Rua do Horto proporcionam a sensação de acolhimento para quem visita o local, “Entendendo que a subida do Horto tem um simbolismo muito importante para quem tem fé. Nesses festejos da semana santa mostramos que é possível dar beleza aos lugares, somente com a criatividade, sem gastos excessivos. Portanto estamos muito felizes, vendo um lugar bonito, que será palco de visitação com mais frequência”, afirma o prefeito.

Leia também



PATOM

Enquete