Lançamento do livro “Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja: Revisões Históricas e Reconciliação” será dia 26, Na URCA

O Lançamento do Livro “Padre Cícero: Santo dos Pobres, Santo da Igreja: Revisões Históricas e Reconciliação”, a obra mais recente da Irmã Annette, acontecerá no dia 26 de outubro de 2017 às 19h na Roda de Conversa da XX Semana de Iniciação Científica e II Encontro de Pós-Graduação da URCA, no Auditório do GeoPark Araripe em Crato / CE.

“Padre Cícero, Santo dos Pobres, Santo da Igreja” é a temática que a pesquisadora e religiosa Irmã Annette Dumoulin irá abordar nas instituições de ensino da região do Cariri. Neste momento de revisões históricas, de reconciliação da Igreja com o Padre Cícero e de crescimento do movimento das romarias, as universidades da região abrem seus espaços em eventos acadêmicos para o debate sobre o extraordinário e fascinante fenômeno do Pe. Cícero e das romarias em Juazeiro do Norte.

O livro retrata a vida, a obra multidimensional e a figura histórica do Padre Cícero, como também as romarias realizadas em devoção a esse santo popular brasileiro. Padre Cícero, atrai aproximadamente mais de dois milhões de pessoas, por ano, de diversos estados brasileiros à cidade de Juazeiro, consolidando-a enquanto espaço sagrado, centro de peregrinação nordestina e ao mesmo tempo, transformando-a num importante polo econômico, educacional e cultural.

Nesta atividade, os alunos, professores e servidores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a comunidade terão a oportunidade de conhecer a Irmã Annette Dumoulin como pesquisadora e religiosa, que dedicou sua vida aos estudos e pesquisas sobre o Padre Cícero e uma doação total aos romeiros, criou dois centros importantes em Juazeiro do Norte: O Centro de Psicologia da Religião e o Centro de Acolhimento aos romeiros.

O evento não pretende apresentar conclusões imediatas, nem encerrar as discussões, mas tem o propósito de mostrar que o Padre Cícero continua vivo e a memória de sua presença permanece renovada na história dos seus romeiros e do povo de Juazeiro.

A discursão sobre o “Padre Cicero, uma figura histórica” também acontecerá na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Crato.

O evento é coordenado pelo Professor de Filosofia da URCA / IFCE, José Carlos dos Santos, e promovido pelo Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do IFCE, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Departamento de Ciências Sociais e Coordenação do Curso de Ciências Sociais da URCA.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados