Legislativo cratense aprova proposta Orçamentária de 2018

DA AGÊNCIA CARIRICEARA
Davi Salomão com reportagem de Ambrósio Santos
Foto: Jota Lopes/Caririceara

A Câmara do Crato realizou nesta terça-feira duas sessões, uma ordinária e outra extraordinária, onde foram aprovados projetos de Lei e de Resolução e realizada a votação da proposta orçamentária do governo municipal no valor de 281 milhões e 664 mil reais para 2018.

O vereador Amadeu de Freitas explica que o projeto estabelece as receitas e despesas que o Poder Executivo terá no próximo ano para a manutenção e o desenvolvimento de novas ações no município…

“A Lei orçamentária é uma necessária, todo ano executivo e caminha esse projeto que é com a previsão de receita e despesa para o ano seguinte nos mais diversos programas e nas mais diversas áreas aonde ele é definido quais são prioridades do governo tanto para o custeio quanto, para os investimentos, e nós por exemplo através das emendas das dos vereadores nós fortalecemos muito setor de investimento em saúde e educação, seja na reforma de escola para melhorar os aspectos físicos das escolas municipais e dos postos de saúde eu acho que foi é um destaque importante que as emendas impositivas dos vereadores foram destinados boa parte para este setor que ajudará muito na melhoria da sua estrutura da gestão pública Municipal em saúde e educação”.

Jales Velloso lamentou o fato dos seus pares terem desaprovado a emenda do parlamentar Nando Bezerra, onde segundo Jales, dificultará bastante a fiscalização dos recursos movimentados pela administração municipal…

“A emenda do vereador Nando Bezerra ela dava autonomia ao poder legislativo fiscalizar todo recurso que entrasse no município e como ia ser gasto. A câmara tinha que autorizar tudo que fosse gasto pelo município, e a partir dessa emenda que foi rejeitada o cheque em branco que foi dado ao prefeito José Ailton Brasil pra ele fazer da maneira que ele achasse que deveria ser feito”.

Outra emenda que também não foi aceita pela maioria dos vereadores corresponde à necessidade de aprovação por parte do Poder Legislativo quando o executivo precisar transferir recursos de uma secretaria para outra…

“Foi botado uma emenda para que se ele quisesse tirar o dinheiro de alguma secretaria pra por em outra ele poderia fazer isso, mas a através da votação da Câmara Municipal, tudo quem que passar pela câmara municipal, mas Infelizmente foi rejeitado”.

Jales reafirma que as medidas só vão dificultar ainda mais o trabalho de fiscalização e cita que já estão em investigação algumas licitações com suspeitas de irregularidades…

“Aqui os vereadores que falaram que tinha como fiscalizar, não tem Infelizmente não tem, como você vai fiscalizar? Chegou o dinheiro e ele gastou da maneira que ele achou necessário, ele achou necessário ele gastou aquele dinheiro, como hoje eu tou aqui cobrando ele tá gastando combustível aí vai pegar solicitação combustível agora no final do ano vocês vão ver como é que vai ser ele tá gastando com transporte escolar e combustível, aí vai pegar solicitação combustível agora no final do ano e vocês vão ver aí como é que vai ser essa licitação, estou até me antecipando porque que não era para mim antecipar sobre isso. A gente também tá aqui fiscalizando a venda de pneus que ter uma licitação que município e vocês vão ver quantos pneus já foram entregue quantos já foram pagos, a gente já tava pegando toda essa documentação já está melhor falar sobre isso”.

O vereador Adil Sampaio teve aprovado um requerimento que solicita a reforma do Mercado Público Wilson Roriz e a transferência das obras de construção das duas salas de cinema para outro espaço…

“A gente vê que a questão das salas de cinema é muito importante para o município não deixa de não ser, mas existe vários outros espaços que podem ser colocadas essas salas de cinema, e aquele espaço onde funciona hoje mercado velho do Crato é de extrema necessidade, extrema importância para o comércio do Crato, fazendo uma grande reforma alí dá para fazer um grande Centro Comercial aonde vai abrigar a todos os Comerciantes, todas as pessoas, vai gerar renda, vai gerar emprego. Não dizendo que as salas de cinema não seja importante, é importante para o município, mas há outros lugares que pode botar, e o comércio não pode ser tirado dali, ali existe várias famílias que há mais de 50 anos trabalham naquele espaço de criar sua família, e de repente ser retirado dessa forma não acho justo. Espero que o Prefeito Municipal veja isso com bons olhos e acolha o nosso projeto”.

Já Thiago Esmeraldo cobrou melhorias por parte da gestão municipal em diversos setores…

Nós pedimos a lavagem da caixa d’água de Monte Alverne, e desde quando foi feita fazer mais de cinco anos que não foi lavado. Pedimos filtros para os bebedouros de todas as escolas municipais na sede e nos distritos, pelo visto que os alunos, e os professores, os funcionários necessitam de água de boa qualidade água potável. Solicitamos algumas melhorias de ruas, e também solicitamos aí através de uma emenda impositiva uma unidade móvel odontológica, é uma luta que eu venho travando desde 2013 tentando conseguir e agora com a emenda impositiva provavelmente a gente vai conseguir esse sonho vai virar realidade.

Junior Matos comemorou a iniciativa do prefeito Zé Ailton em autorizar que os servidores públicos municipais possam fazer empréstimos consignados em mais de um banco…

“Nós servidores públicos municipais queremos ter um tratamento Vip, porque nós trabalhamos, nós quando fazemos um empréstimo consignado em qualquer banco desse nós estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico do município e dos bancos, então queremos tudo digno, então esse projeto quebra qualquer lobre de ficar somente em uma instituição, mas todas as instituições agora que tenham condições consignados poderão ser feito em outros bancos, isso é muito importante, eu vou lutar também para que os pensionistas e aposentados tenha esse mesmo direito”.

©Todos direitos reservados a Caririceara.com. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível de ação judicial com base na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 dos Direitos Autorais.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados