Lula lidera as intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2018 em todos os cenários

TV Diário -Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, lidera as intenções de voto para eleição presidencial de 2018, tanto na intenção espontânea quanto na intenção de voto estimulada nos cenários para o primeiro turno, segundo a 132ª Pesquisa do CNT/MDA, divulgada nesta quarta-feira (19), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Considerando as intenções espontâneas – quando não são mostradas opções de candidatos aos entrevistados -, Lula é lembrado por 11,4% dos entrevistados, seguido por Jair Bolsonaro (PSC), com 3,3%, e Aécio Neves (PSDB), com 3,1%. O atual presidente, Michel Temer (PMDB), aparece apenas em quarto lugar, com 3% das intenções espontâneas de voto. Marina Silva (Rede Sustentabilidade) é a quinta, com 2,4%.

Foram simulados três cenários pelo órgão e em todos eles, apresentando os possíveis candidatos aos eleitores, Lula aparece como favorito. No primeiro cenário, onde os candidatos eram Lula, Aécio, Marina Silva, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro e Temer, Lula é o principal escolhido, com 24,8% das intenções de voto, Aécio Neves é o segundo, com 15,7% e Marina Silva tem 13,3%.

No segundo cenário, uma possível disputa entre Lula, Marina, Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes, Jair Bolsonaro e Temer, Lula amplia sua vantagem, com 25,3% das intenções de voto, seguido por Marina (14%) e Alckmin (13,4%).

Lula lidera ainda um terceiro cenário, onde disputaria a presidência com Aécio, Marina e Bolsonaro. O ex-presidente teria 27,6%, seguido por Aécio (18,9%), Marina (16,5%) e Bolsonaro (7,9%).

Derrota no 2º turno

Em um eventual segundo turno, a vantagem do ex-presidente Lula desaparece. O petista aparece em desvantagem nas disputas com Aécio e Marina. Em todos os cenários em que Temer aparece, ele acaba derrotado.

Numa decisão de segundo turno entre Aécio e Lula, a eleição seria vencida pelo tucano, por 37,1% a 33,8%. Outros 23,7% seriam votos brancos e nulos e a pesquisa ainda aponta 5,4% de indecisos. Já numa eventual disputa contra Marina, a ex-ministra teria 35,8% dos votos e Lula ficaria com 33,2%.

Lula venceria, porém, numa eventual disputa contra o atual presidente Michel Temer, com vitória de 37,3% a 28,5%. Temer acabaria derrotado também por Aécio (38,2% a16,4%) e Marina (38,1% a 23,7%).

A pesquisa CNT/MDA foi realizada de 13 a 16 de outubro e foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados