Mais de meio milhão devem fazer Enem no Ceará neste fim de semana

Candidatos do Ceará devem ficar atentos ao horário de Brasília.
Provas ocorrem neste sábado (5) e domingo (6) em todo o Brasil
G1 CE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 será realizado em todo o Brasil no sábado (5) e domingo (6). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. No Ceará, os 515.610 candidatos devem ficar atentos quanto ao horário das provas.

Por causa do horário de verão, os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h e fechados às 12h, sem tolerância. As provas começarão, nos dois dias, às 12h30. Em 2016, foram 486.678.

A recomendação do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep) é de que os candidatos cheguem com antecedência ao local, já que os portões serão fechados impreterivelmente às 12h.

Faced não terá Enem
O único local no Ceará onde não haverá prova neste fim de semana por causa de ocupação é o prédio da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Centro de Humanidades I, na Rua Waldery Uchôa, Bairro Benfica. O vice-reitor da Universidade, Custódio Almeida, divulgou na noite desta sexta que seria inviável realizar Enem no prédio. Nesta manhã, muitos alunos chegaram à Faced e receberam a informação dos seguranças de que não haveria prova no local. Eles devem fazer o Enem em 3 e 4 de dezembro.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Identificação
O acesso ao cartão de confirmação de inscrição está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem. Pelo app é possível acompanhar as etapas do exame, acessar comunicados oficiais e receber notificações personalizadas. O app, que é gratuito, pode ser baixado em tablets e smartphones, o aplicativo do exame, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Segundo o Inep, a apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas ele traz importantes informações como o número de inscrição, data, local e horário de realização das provas, opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do Enem na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio. Em caso de dúvidas, o Inep disponibiliza o Inep o telefone 0800-616161.

Provas
No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Neste ano, todos os candidatos, no momento em que assinarem a lista de presença dentro das salas, terão de passar pela biometria (reconhecimento das digitais) para evitar fraudes. Segundo o governo federal, 22 mil servidores federais vão trabalhar como certificadores com o coordenadores de prova em cada ponto de aplicação.

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados