Marcha reúne prefeitos em defesa dos municípios

De 9 a 12 de maio, prefeitos de todo o País reforçarão a luta municipalista em mais uma edição da Marcha a Brasília. No Ceará, a Aprece fomenta a participação dos gestores do Estado para fortalecer o movimento em favor de mais recursos para viabilizar as administrações municipais.

No último ano de mandato, prefeitos de todo o país buscam mais recursos para enfrentar a grave crise financeira e lutam pela aprovação de matérias de interesse dos municípios na pauta no Congresso Nacional. Nessa perspectiva, se prepararam para participar da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá de 9 e 12 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), esse é o maior evento político do país. No Ceará, a articulação e a mobilização dos gestores municipais para engajamento na Marcha são promovidas pela Aprece, devendo reunir, na ocasião, dezenas de representantes do Estado.

O presidente da entidade municipalista cearense, Expedito José do Nascimento, afirma que, apesar do momento de instabilidade política, é preciso que os gestores municipais mostrem união e força para pressionar as bancadas federais a aprovarem as pautas que beneficiam os municípios, a exemplo da garantia de justo percentual dos recursos repatriados, da equilibrada distribuição para todos os municípios dos recursos gerados na cobrança do Imposto sobre Serviços (ISS), da facilitação do processo de realização de consórcios públicos, da prorrogação do prazo para a aplicação de tratamento dos resíduos sólidos, dentre outros.

“Os prefeitos precisam fortalecer esse importante movimento. Isso independe de quem esteja comandado o governo federal. Precisamos cada vez mais estar unidos em busca das conquistas para os municípios do Brasil e especialmente do Ceará”, afirmou Expedito, ao conclamar a participação do maior número possível de gestores municipais na Marcha.

Sobre a mobilização

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e tornou-se o maior evento municipalista da América Latina, do qual participam, além de prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e representante do Palácio do Planalto. Em 2015, o evento contou com mais de 5 mil participantes. Durante o evento são discutidas questões que influenciam o dia-a-dia dos municípios e são apresentadas as reivindicações do movimento municipalista. A maioria das conquistas obtidas em favor dos municípios brasileiros deve-se ao grande poder de mobilização e articulação dos gestores públicos municipais durante a Marcha.

Confira AQUI o vídeo do presidente da Aprece sobre a Marcha

Confira AQUI o áudio do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, convocando os prefeitos para o evento.

Com informações da APRECE

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados