Matriz de Santana do Cariri celebra festa da Padroeira

A Paróquia Senhora Sant'Ana, no município de Santana do Cariri, desde o mês de Janeiro de 2016 vem realizando diversas celebrações e outras atividades voltadas para a preparação do centenário paroquial. Entre os eventos desse ano, considerado pelos fiéis católicos do municícipio, como ano jubilar, a Paróquia celebrará a festa de sua padroeira no período de 16 a 26 de Julho de 2016.
 
Sant'Ana na tradição católica é mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. A devoção à Santa remonta às origens do município, no início do século XVIII.
 
A Festa de Senhora Sant'Ana de 2016 tem como tema: "Com Senhora Sant'Ana, rumo ao centenário paroquial, celebremos as misericórdias do Senhor."
 
Sobre a temática, Danilo Sobreira, membro da comissão organizadora afirma que "o tema proposto ressalta em primeiro lugar o testemunho de fé de nossa padroeira, Sant'Ana, que foi partícipe do projeto salvífico, dando à luz a Maria, Mãe de Jesus. Além disso esse tema ressalta o ano jubilar, em preparação ao centenário da nossa paróquia e o Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco."
 
O hasteamento da bandeira ocorrerá no próximo dia 16, com o carregamento do Pau da Bandeira, sobre os ombros dos fiéis e devotos que percorrem cerca de 2 kms, numa clara demostração de fé e religiosidade popular, reunindo aproximadamente 15 mil pessoas até o patamar da igreja Matriz abrindo oficialmente os festejos.  Como gesto marcante do ano jubilar, serão hasteadas as bandeiras dos padroeiros de todas as comunidades que fazem parte da Paróquia.
 
No período de 17 a 25 de Julho tem-se uma vasta programação cotidiana: Às 05:00 horas da manhã acontece a alvorada. Às 11:00 horas Missa na Igreja Matriz. Ao meio-dia, salva e caminhada com a imagem de Sant'Ana para as ruas da cidade. Às 18:00 horas acolhida das comunidades. Às 19:00 horas, novena, pregação e benção do Santíssimo Sacramento.
 
Além das atividades religiosas, a Paróquia realiza no Salão Paroquial todas as noites após a novena, bingos, quermesses e atrações musicais. Ao longo do dia é realizado um bazar de novos e usados. Os recursos arrecadados são investidos na manutenção das atividades pastorais ao longo do ano, bem como em reformas e outras necessidades.
 
O encerramento da Festa se dará no dia 26 de Julho, Solenidade em louvor a Sant'Ana e São Joaquim. Logo pela manhã, às 9:00 horas será celebrada a Missa Solene e em seguida Batizados. Ao meio-dia os fiéis realizarão, como de costume, uma grande salva de fogos. À tarde, às 16:00 horas acontecerá a celebração de encerramento e em seguida a Procissão pelas ruas da cidade, com a imagem de Sant'Ana e dos padroeiros das comunidades.
 
O Pároco de Santana do Cariri, Pe. Paulo Lemos Pereira, motiva e convida os fiéis e visitantes a participarem dos festejos: "Em clima de renovação espiritual, mantemos viva essa devoção a Avó de Cristo pedindo a sua proteção, nesta terra abençoada de Santana do Cariri.
 
Queremos fazer memória da caminhada de Igreja ao longo desses quase cem anos, pedindo perdão pelos erros, exaltando os frutos da caminhada e reavivando em nós o ardor missionário, a fim de que sejamos uma Igreja sempre mais servidora e misericordiosa. Todos são convidados a tomar parte desse momento de fé e alegria cristã. Filhos ausentes, visitantes e o povo de Santana do Cariri unidos para louvar Santa Ana, a caminho do centenário paroquial e dando graças pelas misericórdias do Senhor em nossa existência.       
  (Amaury Alencar) 

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Eleitorado nas urnas: você é a favor do voto impresso?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados