MEC oferece curso gratuito para professores avaliarem a fluência em leitura de estudantes

27dc5522-4d3a-4aea-b87e-fc1b29202645

A capacitação faz parte do Programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza aos professores alfabetizadores de todo o país o curso ‘Fluência em Leitura’. A capacitação é gratuita e tem o objetivo de fornecer aos docentes as habilidades necessárias para avaliação da fluência em leitura de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, em especial dos 1º e 2º anos.

O curso foi lançado no mês de outubro e está disponível na Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas. Ele integra as ações do Programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC.

O curso fornece, ainda, as habilidades necessárias para a apropriação e o uso dos resultados da avaliação da fluência em leitura. A partir dessas avaliações, os professores alfabetizadores podem identificar o que e como os estudantes conseguem ler, dentro de um tempo médio, previamente determinado, além de saber quais estudantes ainda não são capazes de realizar uma leitura compatível com o ano de escolaridade em que se encontram.

De posse das informações dos estudantes, é possível aplicar estratégias e atividades de ensino identificadas no módulo “Fluência” do Curso Práticas de Alfabetização, disponível na Plataforma Avamec, de acordo com as necessidades identificadas para cada estudante dos anos iniciais.

A capacitação está dividida em quatro módulos: Concepção de leitura e de fluência leitora; A avaliação de fluência na alfabetização; Perfil de leitores e práticas leitoras; Escolas e famílias formando leitores fluentes.

*Informações do Site do MEC

Leia também



PATOM

Enquete