Morre em Barbalha aos 91 anos, médico e historiador, Napoleão Tavares Neves
O médico e historiador Napoleão Tavares Neves, nasceu em Jardim, CE, aos 17 dias de setembro de 1930. Foto: Divulgação
O médico e historiador, Napoleão Tavares Neves, morreu aos 91 anos de idade na manhã deste sábado (5), num dos leitos do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha. O sepultamento deve ocorrer neste domingo (6). Antes, haverá missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O médico, o historiador
O médico, historiador e cronista Napoleão Tavares Neves, nasceu em Jardim, CE aos 17 dias de setembro de 1930. Formou em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, hoje Universidade de Pernambuco (UPE).
Atuou como médico no Posto de Saúde Leão Sampaio, do quak também foi diretor por dez anos. Atuou como médico também no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), foi eleito diretor-clínico por três vezes consecutivas, participando também do Programa Saúde da Família (PSF) no posto das Malvinas. Em Juazeiro do Norte, foi staff do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU), onde desempenhou trabalho digno de referência em atendimento e assiduidade.
Outras atividades
Atuou ainda como chefe do Serviço de Medicina Social do antigo INPS, por um período de 10 anos, bem como teve participação como sócio-fundador do Hospital Santo Inácio, atuando também como Diretor Clínico. Na cidade do Crato-CE, foi médico assistente das UDAS (Unidade Distribuidora de Saúde) do Ministério da Saúde ligada à Diocese de Crato, com atuação no combate ao tracoma, responsabilizando-se pelo atendimento da comunidade de Barbalha.
Além disso, desde 1961, atuou como membro do Instituto Cultural do Cariri, sendo presidente do Conselho Superior e membro do Instituto Cultural do Vale Caririense de Juazeiro do Norte; ademais, foi sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Salvador e da Academia de Letras “Mater Salvatoris” O médico aposentado é ainda Membro Honorário da Academia Cearense de Medicina.
*Conteúdo do Blog do Jornalista Josélio Araújo