A CBF trabalha em uma estratégia para tentar convencer o Barcelona a liberar Neymar tanto para a Copa América, que será realizada em junho, nos EUA, quanto para as Olimpíadas, que ocorrerão em agosto, no Rio de Janeiro. Após um primeiro encontro entre Dunga e a diretoria do Barça no CT do clube catalão, está prevista nova reunião para breve. Mas, pelo visto, a missão brasileira tem pouca chance de obter sucesso, apesar de próprio atacante já ter declarado que quer disputar as duas competições. O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, tratou como "impossível" essa possibilidade na tarde deste sábado.
Será muito difícil convencer o Barça de disputar os dois torneios, creio que será impossível. Somos muito conscientes do que Neymar significa para o Brasil, do que significa a Copa América e também as Olimpíadas. Nosso ponto de vista é que os jogadores têm que ter descanso, recuperação depois de longas temporadas – disse, em entrevista à imprensa brasileira no Camp Nou, horas antes do clássico entre Barcelona e Real Madrid.
A intenção do Barcelona é clara: liberar Neymar somente para os Jogos Olímpicos, onde o craque seria um dos três convocados acima dos 23 anos permitidos pela regra da competição.
– Neymar deveria, claro, jogar um campeonato com o Brasil, e creio que as Olimpíadas são perfeitas. Isso também prejudica o Barcelona, porque o Neymar não poderá fazer a pré-temporada conosco, e possivelmente não poderá começar o Campeonato Espanhol. Mas entendo que será um orgulho para o Brasil ter um jogador como Neymar nas Olimpíadas no Rio de Janeiro. Como Rafinha também. Quero que nossos jogadores aproveitem esse evento e sejam campeões, porque o Brasil tem grandes possibilidade de vencer. Mas nos convencer de liberar Neymar para os dois, será quase impossível. Para um, entendo perfeitamente que Neymar tenha que estar lá – disse o presidente.
Presidente do Barça: amistoso com o Santos sairá "mais cedo ou mais tarde"
Sobre a renovação com Neymar, que tem contrato até 2018, o presidente do Barcelona preferiu desconversar. Ao mesmo tempo, mostrou-se seguro de que o jogador estenderá o compromisso.
– Combinamos de falar quando acabar o campeonato. Agora estamos muito concentrados, e hoje temos um jogo muito importante. Faltam praticamente dois meses para terminar a temporada, então estamos muito concentrados. Quando acabar, estou convencido de que Neymar seguirá aqui por muitos anos.
Bartomeu falou ainda sobre o Santos e confirmou a intenção do clube catalão de realizar o segundo amistoso entre as equipes no Brasil, mas não citou datas – o Barça, na verdade, trabalha com a possibilidade de dezembro e janeiro. O dirigente valorizou o mercado brasileiro.
– Temos muito interesse. O Brasil é um país muito importante para nós em termos de mercado, com milhões de torcedores. Sempre digo que o Brasil é um país de grandes jogadores que jogam por todo o mundo e falam bem de sua terra. Então, queremos ir ao Brasil. Queremos abrir um escritório comercial em São Paulo. E levar nossa equipe para jogar no Brasil contra o Santos nos daria muito mais visibilidade no Brasil. Já propusemos várias datas ao Santos nos últimos meses, mas ainda não tivemos resposta, pois não é fácil por questão de calendários. O acordo com o Santos é que enquanto o Neymar estiver no nosso time, podemos jogar o amistoso. Então, posso dizer que, mais cedo ou mais tarde, o Barcelona estará jogando contra o Santos uma partida amistosa não somente para os torcedores do Santos, mas de todo o Brasil. Que sejamos ainda mais queridos no Brasil.
Fonte: Globo Esporte