”O acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer é fundamental”, explica Dr Diego Santos, cirurgião oncológico do Cariri

WhatsApp Image 2022-09-22 at 08.33.33

O Setembro em Flor, campanha dedicada à prevenção do câncer ginecológico, em ligação ao Setembro Amarelo, busca conscientizar sobre a importância do acompanhamento psicológico durante o tratamento do câncer.

O acompanhamento psicológico desde o diagnóstico e durante o tratamento do câncer é fundamental, pois irá proporcionar ao paciente bem-estar emocional. É essencial esse acompanhamento também para os familiares e amigos do paciente, que são figuras essenciais nesse percurso.

O acompanhamento psicológico deve ser feito com todos os pacientes oncológicos, entre eles, pacientes com câncer de mama, por exemplo. Em mulheres, quando ocorre a mastectomia, há grande impacto emocional ligado a feminilidade e sexualidade. O apoio psicológico nessa situação irá proporcionar a paciente bem-estar emocional e aceitação.

“Existe uma relação muito grande da saúde mental com o câncer. Receber o diagnóstico do câncer tem várias formas de impacto, físico, social e também o impacto emocional. Por isso a importância de alertar aos pacientes com câncer para que procurem terapia e apoio psicológico. Se o paciente não tiver um acompanhamento psicológico adequado, ele pode até deixar de tratar o câncer de forma correta”, afirma Dr Diego Santos, Cirurgião Oncológico.

*Conteúdo “Commonike”

Leia também



PATOM

Enquete