‘Outubro Rosa’ – Saúde Municipal promove palestra e atendimentos para mulheres de Santana do Cariri

‘Outubro Rosa’ - Saúde Municipal promove palestra e atendimentos para mulheres de Santana do Cariri (Copy)

A prefeitura de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo diversas ações de sensibilização do público feminino, quanto a prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.As ações incluem palestras, rodas de conversas e atendimentos nas Unidades de Saúde (UBS), da sede e da zona rural do município,as atividades relacionadas ao ‘outubro Rosa’.

Nesta quarta-feira (16), no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, uma palestra ministrada pelo médico José Mamede e por José Gilberto Sales, enfermeiro na Unidade Básica de Saúde Luiz Gomes Linard, tirou as dúvidas quanto ao exame papanicolau e a mamografia. Cerca de 70 mulheres participaram da atividade.

Os profissionais abordaram sobre o que é o câncer de mama e câncer do colo do útero, as formas de prevenção e a importância de realizar os exames rotineiramente, bem como o autoexame da mama.Durante a conversa, pausas para ouvir das participantes os relatos e experiências com familiares ou conhecidos que já passaram pelo diagnóstico de um dos dois tipos de câncer.
Dados apontam que o câncer de mama, atualmente, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as brasileiras, e o câncer do colo do útero, ocupa o quarto lugar.

ATENDIMENTO
Após a palestra, o enfermeiro José Gilberto Sales atendeu pacientes e realizou o exame de toque da mama, verificando a sua condição e solicitando, àquelas que necessitassem, o exame de mamografia para quem tem indicação.
Sugeriu, também, junto aos presentes, uma data para que seja realizado exames de prevenção no turno da noite, para aquelas mulheres que estão atarefadas durante o período diurno e não podem ir à Unidade de Saúde realizar o exame.

Leia também



PATOM

Enquete