Palestra realizada pela SECULT Crato reunirá alunos do Município em memória da Revolução Pernambucana

Palestra Cultura.1

Foto da palestra realizada ontem, 10, na Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes.

Encerrando as atividades comemorativas aos 200 anos da Revolução Pernambucana, a secretaria de Cultura do Crato realiza na noite de hoje uma palestra com a presença do deputado federal Tadeu Alencar a partir das 19h, no auditório da Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes.

Na manhã de ontem, 10, o penúltimo debate do ciclo sobre o tema reuniu estudantes que puderam aprender um pouco mais sobre a história da cidade com o Professor Doutor Iarê Lucas Andrade, Professor de História (URCA), Carlos Rafael, o Mestre em Sociologia, José Nilton Figueiredo e o advogado Heitor Feitosa. Todos pesquisadores do tema.

Estiveram presentes na palestra alunos do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante, alunos na Escola de Ensino Profissionalizante Violeta Arraes e alunos do Seminário São José.

A histórica Revolução Pernambucana marcou profundamente a história da cidade do Crato, quando em 1917 Bárbara de Alencar e sua família declararam no Crato o grito de independência, 5 anos antes do imperador Dom Pedro. A Coroa Portuguesa permanecia oprimindo e explorando as riquezas brasileiras e, em oposição aos excessos dos portugueses, Bárbara de Alencar liderou na região o que viria a se tornar um embate histórico.

Desde o último dia 3, a secretaria de Cultura do Crato vem realizado atividades em alusão à data com o intuito de gerar nos cratenses o sentimento de identidade e de pertença. Para o secretário de Cultura, Wilton Dedê, “é necessário que se estude a história do Crato para que se entenda de onde viemos e nossa importância como gente e como terra”.

Leia também



PATOM

Enquete