Passaporte sanitário é obrigatório para acesso a órgãos públicos do Ceará

O passaporte da vacina busca aumentar a imunização e evitar o aumento de casos com a reabertura Imagem: Adriaticfoto / Shutterstock / Olhar Digital.
O passaporte da vacina busca aumentar a imunização e evitar o aumento de casos com a reabertura Imagem: Adriaticfoto / Shutterstock / Olhar Digital.

Órgãos e entidades do setor público estadual devem exigir o comprovante de vacinação de usuários, servidores e colaboradores como condição de acesso às dependências e aos serviços ofertados. Conforme consta no protocolo da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), publicado nessa segunda-feira (20), a definição está condicionada aos decretos estaduais nº 34.418, de 27 de novembro de 2021, e nº 34.475, de 16 de dezembro de 2021.

O documento define os critérios de exigência do passaporte sanitário, ressalvados os casos de acesso a serviços de ensino, saúde e assistência social, no sentido de garantir o cumprimento das medidas preventivas contra a Covid-19.

Veja detalhes no protocolo

São aceitos como passaporte sanitário tanto o documento físico como o comprovante digital de vacinação emitido pelo aplicativo Ceará App (disponível para download na Apple Store e Play Store), do Governo do Ceará, pelo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, ou por outra plataforma para este fim.

Para aqueles que se vacinaram na Capital, há também a opção do site Vacine Já, da Prefeitura de Fortaleza.

Vacine-se
Está provado que a vacinação é a estratégia mais eficaz para reduzir a circulação do coronavírus e proteger a população contra infecções graves e óbitos por Covid-19. No Ceará, já foram aplicadas mais de 14 milhões de doses de vacina e mais de 7 milhões de cearenses já estão com o esquema vacinal básico completo, segundo o Vacinômetro da Sesa.

Leia também: Passaporte de vacinação é instituído como obrigatório para eventos, bares e restaurantes

Para receber o imunizante, basta se cadastrar na plataforma Saúde Digital e cumprir o agendamento conforme as regras de cada município, que são os responsáveis pela vacinação.

*Governo do Ceará

Leia também



PATOM
WhatsApp Image 2022-07-28 at 08.57.10

Enquete