Pequenos produtores da Vila São Francisco, em Crato expõem produção em feira da agricultura familiar

Na feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco, organizada com apoio da Prefeitura Municipal do Crato, a agricultora Cecília Costa pôde comercializar sua produção orgânica de alface e rabanete, doces caseiros e até um licor de café, que ela está desenvolvendo. Espaços como esse são fundamentais para aproximar o agricultor familiar da comunidade e por isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos tem ajudado a promover cada vez mais essas feiras.

Para dona Cecília, a agricultura familiar é uma experiência passada por gerações. A produção caseira, que ela leva com orgulho para feira, significa mais do que uma fonte de renda, é a maneira que ela encontrou de voltar a morar na sua terra natal, depois de 15 anos vivendo na Holanda. Em sua temporada na Europa, Cecília conheceu o seu marido, o italiano Gabrielle, que hoje mora com a esposa na zona rural do Crato e é responsável pela produção orgânica de hortaliças, enquanto ela se dedica aos doces.

“Eu acho importantíssima essa ajuda que a Prefeitura dá para a gente divulgar os nossos trabalhos. Não só a produção orgânica, mas também outros produtos que vêm ajudar na renda familiar. Hoje, nós estamos felizes porque é como se tivesse a vida voltando ao normal, mesmo que com restrições, como o uso de máscara e álcool em gel, mas a gente está voltando a abrir espaços como esse, que há quase dois anos estavam sem funcionamento”, afirma Cecília.

Assim como o casal que se conheceu na Europa, a feira reúne diversos agricultores familiares da Vila São Francisco. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, a Prefeitura Municipal está empenhada em incentivar e fortalecer a agricultura familiar. “Quero destacar que essa retomada das feiras é muito importante para o escoamento de uma produção que é garantia de alimento saudável para a população”, destaca o secretário, que acompanhou a realização do evento neste domingo e tem oferecido assistência aos expositores.

A Feira da Agricultura Familiar da Vila São Francisco é realizada quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 07h da manhã. O evento segue todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

*ASCOM

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados