Prefeita de Santana do Cariri Danieli Machado, recepciona comitiva da Operação CARRO-PIPA, e articula instalação de uma base do Tiro de Guerra no município.

Santana do Cariri

A operação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino. Na manhã desta terça-feira (05), o secretário de trabalho e desenvolvimento Econômico Sr. Ypsilon Félix, o de Governo Sr. Edvan Pereira e Agricultura Sr. Valdir Bráulio. Recepcionaram representando a Prefeita Danieli Machado, uma comitiva de 60 militares do Exército Brasileiro em Santana do Cariri. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter).

A visita contou com a presença do Comando Militar do Nordeste, General Teófilo comandante da 10ª região Militar com sede em Fortaleza, do General Consuelo da 10ª brigada de Recife – PE, e o General responsável pela coordenação da operação carro pipa em todo o Nordeste Brasileiro.

Na Visita Oficial que passou pelo Museu de Paleontologia, o Geossítio Pontal da Santa Cruz e visita a Zona Rural, contou com a articulação de que o Município de Santana, através da Prefeita Danieli Machado, além de ampliar a quantidade de atendimentos por meios dos carros-pipas, possa também ser instalada uma base do Tiro de Guerra, Os Tiros de Guerra permitem de uma forma criativa, inteligente e econômica proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

santanaMais que o caráter obrigatório da Lei, essa modalidade de Serviço Militar, configura um direito do cidadão em poder dar sua contribuição, para à defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana, com rotinas como trabalho, estudo e convívio familiar. Essa parceria mais que vantajosa para os três entes, (Exército, Poder Executivo Municipal e Cidadão) tem se mostrado ao longo das décadas como instrumento de educação e civilidade nos mais distantes rincões do território nacional, sendo que os TG passaram a ser conhecidos pela Sociedade Brasileira como verdadeiras “ESCOLAS DE CIVISMO E CIDADANIA”.

Leia também



WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.09.29

Enquete