Prefeitos articulam isenção de impostos e multas no Crajubar

Os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha apostam na reabertura gradual do comércio a partir do dia 5 de abril. A possibilidade foi cogitada pelo governador Camilo Santana (PT), durante o anúncio de prorrogação do decreto de isolamento social rígido, por mais uma semana em todo o Estado, na última sexta-feira (26). Durante a transmissão nas redes sociais, Camilo disse que o Estado vai “discutir a previsão de retomada gradual das atividades não essenciais a partir de 5 de abril”, dependendo dos indicadores de saúde
resultantes do lockdown.

Na ocasião, o secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, apresentou indicadores que mostram que o Ceará está em estabilização, mas que requer cuidado com o alto número de pacientes hospitalizados. O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (PTB), acredita na breve reabertura. Para ele, as mensagens do governador Camilo demonstram tendência à redução de casos em todo o Ceará. “Em Juazeiro, temos diminuído os casos de contaminações, mas ainda nos preocupa o número de internações em leitos de enfermarias e de UTI”, disse.

Glêdson fala na possibilidade de abrir leitos de enfermaria no antigo Hotel Municipal, mas espera que as internações baixem e não seja necessário. O prefeito enxerga a necessidade de investir em políticas públicas emergenciais para fomentar a economia durante a reabertura e pretende adotar incentivos fiscais como isenção ou maior prazo para pagamento de taxas e multas.

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT), defende a reabertura do comércio com base na diminuição de casos. Segundo ele, os índices apresentados levam a essa conclusão. Mas apesar da perspectiva ser boa, Zé Ailton destaca que é preciso se manter firme na fiscalização contra as aglomerações e cuidados com higiene. Zé Ailton anunciou o envio à Câmara de um projeto de lei que propõe recuperação fiscal, onde também devem ser dispensados juros e multas para as empresas do Município. Está sendo estudada, ainda, a possibilidade de um incentivo ao pagamento do IPTU, referente ao ano de 2021, também para os pequenos Empresários.

Em Barbalha, o prefeito Guilherme Saraiva (PDT) disse estar acompanhando os casos de perto, percebendo a diminuição dos casos. Apesar da avaliação positiva, Guilherme destaca a necessidade de diminuição das internações e maior controle da doença para permitir reabertura. Guilherme colocou, ainda, a necessidade de planejamento para garantir os empregos durante a reabertura. O prefeito disse estar conversando com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e fazendo estudos para fazer promover incentivos fiscais como redução ou isenção de impostos aos pequenos comerciantes.

O governador Camilo ressaltou, ainda na transmissão de sexta-feira, que a decisão de manter o lockdown por mais uma semana foi aproveitando a Semana Santa. “Vamos ter dois feriados e permanecemos no isolamento social rígido até o domingo de Páscoa”. Camilo fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa.

*Conteúdo “Jornal do Cariri”

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Qual sua avaliação das ações do governo do presidente Jair Bolsonaro?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados