O velho prédio inicialmente abrigará a sede da Banda de Música municipal Sr. Menino Deus, bem como a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva, além do Museu Municipal. FOTO: JOSÉ CÍCERO
Prosseguem em ritmo acelerado as obras de revitalização do antigo Casarão edificado por volta de 1.831 pelo Cel. Francisco Xavier de Sousa (tido como o fundador de Aurora (antiga Venda). Um dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos de Aurora, que fora adquirido (por compra) ainda na 1ª gestão do prefeito Adailton Macedo, em pronto atendimento a umas das primeiras reivindicações do secretário de cultura prof. José Cícero.
Conforme o secretário, o Casarão será transformado no Centro Cultural ‘Aldemir Martins’ – numa homenagem a um dos mais notáveis artistas plásticos do Brasil – filho de Aurora, nascido no distrito de Ingazeiras.
O velho prédio inicialmente abrigará a sede da Banda de Música municipal Sr. Menino Deus (também recém revitalizada), bem como a Escola de Música Maestro Esmerindo Cabrinha da Silva, além do Museu Municipal.
Após a criação da Lei do Patrimônio Histórico na Câmara, o chefe da pasta assegura que o próximo passo é concluir o processo de tombamento oficial do prédio, a fim de assegurá-lo do ponto de vista da sua devida preservação às futuras gerações aurorenses. Cumpre destacar ainda, que os serviços de recuperação vêm mantendo as características originais do antigo casarão.
A obra é fruto de uma parceria entre o município e o Ministério do Turismo, através de recursos de emenda parlamentar conseguida através do deputado federal Mauro Benevides.
De acordo com o responsável pela obra, em aproximadamente três meses os trabalhos deverão estar concluídos. Com esta finalidade, o Secretário de Cultura José Cícero esteve visitando a obra na manhã da última terça-feira 31/05).
Com informações da Ascom da PMA