Programa Águas do Sertão irá beneficiar 300 família no Crato

Img0_

A comunidade da Bréa, no município do Crato, foi contemplada na segunda etapa do Programa Águas do Sertão (PAS), iniciativa da Secretaria das Cidades, do Governo do Estado do Ceará, que beneficiará cerca de 300 famílias com abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

No último sábado, 30, a Prefeitura , em parceria com representantes do estado, realizou o lançamento oficial do Programa, durante a feira de animais no sítio Bréa. Após o lançamento, a comunidade assinou o termo de adesão ao Águas do Sertão e participaram de sorteio de brindes doados pelo Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural).

Estiveram presentes no evento, o Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado do Vice-prefeito, André Barreto, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário, Givaldo Gonçalves, dos vereadores Dr. Dudé, Pedro Lobo, Fernando Brasil, e também da Gestora Social do Programa Águas do Sertão, Kellen Feitosa.

Quem mora na comunidade da Bréa sabe da dificuldade que é para ter acesso à água. O atual operador do poço que abastece a localidade, Auri Mendes, é também morador e sabe a importância de se renovar o abastecimento local. “Estamos necessitando mesmo porque só temos um poço, e outro cacimbão dentro de um rio, para abastecer mais de 206 família. Eu sei, por que sou eu que faço a operação. A quantidade de água não é suficiente para a população daqui”, afirma Auri Mendes.

O Crato tem tido muitos avanços na ampliação do sistema de abastecimento e tratamento de esgoto. “O grande desafio para o abastecimento de água é o preço da energia elétrica e o Programa traz a inovação de ser operado com energia solar. Universalizar o sistema de abastecimento tem sido nossa missão, estamos com muitos projetos de abastecimento por toda a cidade”, afirma o Prefeito Zé Ailton Brasil, destacando que, na Bréa, o Programa Água do Sertão fará um investimento orçado em R$ 1,5 milhão. “A Bréa foi contemplada porque é uma comunidade que cresceu muito, e o poço que temos hoje não tem capacidade para abastecer todas as famílias”, explica o prefeito.

*ASCOM

Leia também



PATOM
IMG-20220706-WA0003

Enquete