Recadastramento eleitoral vai até o dia 31. O prazo terminou, na última sexta-feira, em 21 cidades do Interior do Ceará. E não haverá mais prorrogações

Juazeiro do Norte. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) encerrou, na sexta-feira (18), o recadastramento biométrico em 21 dos 46 municípios que passam por revisão eleitoral. Deste total, apenas as cidades de Penaforte e Ocara tiveram acima de 90% do eleitorado revisado. Já Irauçuba, apresentou o menor índice. Dos 17.531 eleitores aptos, pouco mais de 25% não compareceram dentro do prazo estabelecido pelo TRE.

Em outros 25 municípios, o prazo para o recadastramento biométrico de eleitores foi prorrogado para 31 de março. Chegando à reta final, a procura nestas cidades tem sido intensa. Segundo o coordenador do recadastramento em Barbalha, Eduardo Araújo, "as salas estão sempre lotadas". Para suprir a demanda, o TRE disponibilizou ônibus que atende, de uma vez, seis eleitores.

A coordenadora de administração do Cadastro Eleitoral, Lorena de Almeida Morais Belo, explica que, na maioria dos 25 municípios com prazo prorrogado, o recadastramento está sendo realizado com sistema de agendamento e "a não existência de vagas é um forte indicativo de que a demanda de atendimentos é crescente". Além disso, "muitos eleitores têm comparecido sem agendamento", complementa Eduardo. Até o momento, apenas 67% do eleitorado barbalhense já fez a revisão.

Lorena de Almeida ressalta, porém, que o cancelamento efetivo dos títulos eleitorais dos cidadãos que não compareceram até 18 de março nos 21 municípios que concluíram a Revisão de Eleitorado "somente ocorrerá após uma série de procedimentos a serem adotados pelos Cartórios Eleitorais e pela Corregedoria Regional Eleitoral do Ceará com vistas à homologação do processo revisional". Devido a este processo, segundo o TRE, não é possível concluir, no momento, quantas inscrições eleitorais serão efetivamente canceladas em cada município.

Aos eleitores que não cumprirem o prazo já prorrogado, Lorena enfatiza que não haverá nova dilatação. "Por estarmos em ano eleitoral, o fim de março é efetivamente o limite máximo para procedimentos revisionais para respeitar o calendário fixado pelo TSE". Ela acrescenta que o eleitor pode, até 4 de maio, reverter eventual cancelamento de sua inscrição pelo não comparecimento dentro do prazo de Revisão de Eleitorado. Ao fechamento do cadastro, em 4 de maio, um terço do eleitorado estará com a coleta biométrica realizada, correspondendo ao compromisso assumido perante o TSE.

FOTO: JOÃO VIEIRA/AGÊNCIA CARIRICEARA.COM

Diário do Nordeste

Leia também



Multiservice - Fauston
Top Móveis_Crato Janeiro 2020

Enquete

Você acha que motoristas alcoolizados devem ser considerados criminosos?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
© Copyright 2019 — Caririceara.com. Todos os direitos reservados